domingo, janeiro 23, 2011

Comissão Política do MDM reforça funcionamento de suas estruturas

MDM aprova plano estratégico 2011-2014

O órgão recomenda, igualmente, mais proactividade e visibilidade dos deputados do seu partido na Assembleia da República e dos seus membros nas assembleias provinciais
Terminou, ontem, a III sessão ordinária da Comissão Política do Movimento Democrático de Moçambique (MDM). A mesma aprovou, dentre várias propostas, o plano estratégico 2011-2014, um instrumento orientador das acções do partido até à realização das eleições autárquicas de 2013, bem como gerais e das assembleias provinciais de 2014.

De acordo com José de Sousa, membro da Comissão Política e porta-voz do partido de Daviz Simango, o referido plano estratégico tem como principais pilares a promoção do desenvolvimento institucional, o desenho de estratégias de comunicação e marketing, do processo eleitoral, bem como a reorganização das estruturas daquela formação político-partidária. Neste último ponto, a ideia é criar condições para que os órgãos e estruturas do partido funcionem em pleno, em todas as províncias e distritos do país.

“É notável que muitas estruturas do partido funcionam de uma forma que ainda deixa a desejar. A comissão Política decidiu reforçar a consolidação do funcionamento dessas estruturas, através da disponibilização de fundos para as suas acções diárias”, explicou de Sousa.

O objectivo do reforço é garantir que as estruturas do MDM possam iniciar uma mobilização massiva do grupo-alvo do partido - os jovens -, para uma maior visibilidade nos resultados dos próximos pleitos eleitorais. “O plano tem o seu maior enfoque na mobilização de jovens, uma vez que as nossas ideias se identificam com aquilo que é a visão juvenil”, sublinhou.

O plano prevê, igualmente, a realização de uma série de actividades até Dezembro de 2014, caso de seminários, formação de fiscais, capacitação de dirigentes, entre outras.

Custo do plano
Ainda segundo José de Sousa, para a implementação do plano estratégico, a comissão Política do MDM determinada uma proposta de um milhão de dólares.

Os fundos serão sacados dos cofres do partido e terão a comparticipação de parceiros de cooperação do partido.

Mais visibilidade dos deputados
Aquele órgão do segundo maior partido da oposição avaliou, de igual forma, a actuação do seu partido nas diversas esferas da sociedade, num relatório de actividades de 2010. Apesar de considerar positivo o desempenho, a comissão política do MDM exigiu que, no presente ano, os deputados se façam mais proactivos e visíveis, tanto no Parlamento como nas assembleias provinciais.

“Na reunião, deixou-se a recomendação de a nossa bancada na Assembleia da República fazer mais no sentido de ganhar mais visibilidade, e isso é extensivo aos membros das assembleias em que fazemos parte”, disse.

Na reunião que terminou, ontem foi assumida a necessidade de prestação regular de contas por parte de todos os órgãos do partido, de modo a garantir-se a transparência e eficácia dos seus órgãos.

Sublinhe-se que foi, igualmente, aprovado o plano de interacção com diferentes actores sociais e outros partidos nacionais e estrangeiros. (André Manhice)

Fonte: O País online - 24.01.2011

Sem comentários: