quarta-feira, janeiro 26, 2011

ACLLN e Continuadores são organizações sociais do Partido Frelimo?

Difundido pela imprensa moçambicana, aqui e aqui, Filipe Paúnde considerou a Associação dos Combatentes de Luta de Libertação Nacional (ACLLN), a Organização da Mulher Moçambicana (OMM), a Organização da Juventude Moçambicana (OJM) e a “Continuadores”, sendo organizações sociais do Partido Frelimo. Se apesar das siglas confusas é bem sabido e ficou desde há muito tempo claro que a OJM e OMM são organizações sociais da Frelimo, é para mim ainda menos claro que ACLLN e Continuadores são partidárias. E, por OMM e OJM serem organizacões partidárias, acredito que são jurídica e administrativamente ligadas ao partido Frelimo. O Tribunal Administrativo deve estar muito claro quanto a isso.
Mas será o mesmo com a ACLLN e Continuadores? ACLLN e Continuadores e o respectivo pessoal estão desvinculados do Estado Moçambicano em termos financeiros? Como actua a Continuadores nas escolas ou ACLLN entre os antigos combatentes?
Mania de cooptar organizações civis?

4 comentários:

Pedro Proeza Ngono disse...

A ACLLN foi criada pela FRELIMO, no entanto os seus fundos sao cedidos pelo estado moçambicano, logo nao deveriam ser orgaos da FRELIMO, ademais nao sao todos que combateram na luta de libertaçao que sao da FRELIMO.

Reflectindo disse...

Caro Pedro Proeza Ngono

Bem-vindo ao Reflectindo e muito obrigado pela sua contribuicão. Na minha opinião é destas coisas que parecem pequenas que na verdade minam o sistema multipartidarista e a nossa convivência em espacos que deviam se considerar de comuns e apartidários. A sociedade civil, o poder jurídico deviam se engajar para exigir a separacão entre o partido no poder e o Estado Mocambicano.

Portanto, sou da opinião que se a ACLLN é uma organizacão social da Frelimo e recebe fundos do Estado, então que todas as organizacões sociais partidárias recebam também o fundo do Estado se isto não viola o princípio de separacão entre partidos e o Estado.

Isto é também quanto à Continuadores. E, por outro lado, que a Continuadores deixe de se considerar uma organizacão de todas as criancas e se abra espaco para a criacão de organizacões infantis para todos os partidos embora eu considere coisa inconveniente. O melhor seria que organizacões infantis fossem apartidárias.

Jone N disse...

Concordo com Pedro N. A ACLLN nao eh associacao privada do Partido Frelimo. Mas sim dos combatentes da Frente.

Reflectindo disse...

Caro Jone N

É muito claro que ACLLN é uma associacão de antigos combatentes e aí incluem por exemplo António Palange que não faz parte da Frelimo da Pereira Lago. E nós gostariamos de respeitar a ACLLN como tal e não um organizacão social da Frelimo. Porém, parece-me que temos que exigir aos associados para escolherem entre ser privatizados pela Frelimo e ser uma organizacão de todos os que sacrificaram as suas vidas pela independência nacional.