segunda-feira, janeiro 31, 2011

Mais de 99% votaram pela independência do sul do Sudão

A Comissão Eleitoral do Sudão informou que 99,57% dos eleitores, que participaram do referendo sobre a secessão do sul do país, votaram a favor da independência.
Estes são os primeiros resultados completos, mas os resultados finais e oficiais do referendo realizado entre os dias 9 e 15 de janeiro devem ser divulgados em Fevereiro.
De acordo com o site da Comissão Eleitoral registou-se um total de 3.851.994 votos.
Cinco dos dez Estados da região sul do país tiveram 99,9% dos votos a favor da separação.
As primeiras contagens já indicavam que os eleitores tinham votado pela separação do sul.
O Presidente sudanês, Omar al-Bashir, afirmou que vai aceitar os resultados.
Caso o resultado venha a confirmar-se, o sul deve declarar sua independência formalmente no dia 9 de Julho.

Subdesenvolvida

O referendo histórico foi parte de um acordo de paz assinado em 2005, que pôs fim a décadas de guerra civil entre o norte sudanês, maioritariamente muçulmano, e o sul, onde predominam o cristianismo e outras religiões.
O sul do Sudão é uma das áreas menos desenvolvidas do mundo e grande parte de sua população atribui culpas ao Governo sudanês.
Além de uma taxa de mortalidade infantil muito mais elevada, o sul apresenta também piores níveis de escolaridade, bem como acesso a água potável e sistema de saneamento básico em relação ao norte.
De acordo com o correspondente da BBC na capital, Cartum, James Copnall, a independência do sul parece agora inevitável.
No entanto, apesar de muitos sudaneses do sul comemorarem os primeiros resultados do referendo, ainda há problemas como o subdesenvolvimento e os conflitos étnicos.
E há também a difícil negociação sobre a divisão dos recursos económicos entre o norte e o sul, que tem a maior parte do petróleo do país.

Fonte: BBC para África - 30.01.2011

Sem comentários: