segunda-feira, janeiro 17, 2011

Um funcionário com cinco empregos em simultâneo

Fala-se na imprensa moçambicana que lá em Quelimane, capital da Zambézia há professor de nome Momade Juízo que recebeu salários de 2010 sem ter trabalhado. No o País, ver aqui, descreve-se que o cidadão é:
Secretário provincial da organização juvenil do partido Frelimo naquele ponto do país;
Docente contratado do Instituto Industrial e Comercial 1.º de Maio, onde leccionava nos cursos diúrno e nocturno;
Funcionário efectivo da Direcção Provincial das Pescas:
Docente da Universidade Pedagógica, delegação de Quelimane;
Docente da Universidade Mussa Bin Bique.

Reflectindo: O que deve preconizar o Estatuto Geral do Funcionário do Aparelho do Estado? Se

2 comentários:

Heyden disse...

Sao oS chamados PROFESSORES TURBO ou PROFESSORES FICHA. Existem muitos deste tipo. Particularmente, nao sao pessaos quaisquer, trata-se de especialistas unicos em certas areas do saber onde dificilmente existem outras pessaos formadas para a cadeira. Este tipo de casos e muito frequente nos cursos tecnicos e industriais e cursos de especialidades nas varias universidades do pais. Nas provincias o cenario e ainda mais alarmante, onde ate um governador aparece como docente aqui e acola.

Reflectindo disse...

Posso imaginar. O mais interessante é que o professores efectivos (do MINED) não tem tanto essa possibilidade. O que acontece é que se dá dois turno, para o segundo turno recebe apenas 60 %. Mas assim, se o professor abandona o MINED e trabalha numa outra empresa tem a possibilidade de dar aulas em muitas escolas.