terça-feira, setembro 23, 2008

Joaquim Chissano sobre a detenção de Almerino Manhenje

Prisão podia ter sido acautelada - Joaquim Chissano, numa primeira reacção

A DETENÇÃO do ex-ministro do Interior, Almerino Manhenje, podia ter sido acautelada, considerando que sempre cooperou nas investigações, segundo opinião do antigo Presidente da República, Joaquim Chissano.

Chissano, quando entrevistado pela TVM a propósito da detenção segunda-feira do ex-ministro do Interior, disse que não tinha matéria suficiente para comentar, mas o que sabia é que Almerino Manhenje havia sido detido. Também não se sentia confortado para emitir uma opinião mais formada para não interferir no processo em curso em relação ao caso.

“(...) Se era preciso ser detido ou não depende das instâncias apropriadas, porque de facto nós sabemos que há casos que parecem ter sido graves e que foram tratados com as pessoas em liberdade, o caso do presidente do ANC da África do Sul, Jacob Zuma”, anotou Chissano, para depois acrescentar que se era necessário ou não deter o ex-ministro Almerino Manhenje, “é um assunto que eu não posso realizar na minha cabeça, porque eu sei que vive cá e há algum tempo que vem sendo inquirido e que ele esteve sempre a cooperar”.

Respondendo a pergunta da TVM se este caso não teria relação com as pressões dos doadores relativamente à problemática da corrupção no país, Chissano disse que se for essa a motivação é muito mau, porque não se pode agir contra pessoas para responder a solicitações de fora.

Para Chissano, agir desta forma pode ter consequências psicológicas e sociais irreversíveis e negativas, tanto para a pessoa detida, como para a sociedade.

Fonte: Jornal Notícias

6 comentários:

Unknown disse...

Aló Ref!

Citou o Jornal Notícias como dono das informações aqui postadas, mas tudo bem acho que podemos pensar aqui ném?

A minha percebção é de que JC não está dentro do contexto e sendo assim, ele tem razão porque algumas decisões que tenham influencia Governativa antes não devem extrapolar aprópria formação partidária!


Acho também que esta decisão independentemente da sua legalidade deveria ser levado avante com toda prudência, de modo o Partidão ter mesma linguagem.

Reflectindo disse...

Claro Chacate, temos que pensar sobre esta informacão embora a mesma tenha-se veiculada no Canal de Mocambique.

Pessoalmente acho que Joaquim Chissano devia ter feito bem se se calasse porque as suas afirmacões podem-nos levar a especular o seu envolvimento ou pelo menos proteccão. Para mim, há mais motivos para Manhenje responder judicialmente, entre eles é o sobre as fugas do Anibalzinho.

Anónimo disse...

Tem havido muita crítica em redor da indiferênça embora seja a melhor via até hoje estudada para contornar conflitos.

A meu ver os Problemas da Corrupção em todo o mundo tem como célula os grandes Partidos.

Nesta maneira de ver as coisas, e na posição que o Sénior do partidão apresenta dá nos entender que ao nível do CC não houve nenhuma estratégia de combater o mal sem criar alas!

O que é mau para coesão grupal. Agora, calar! não sei se seria melhor maneira de gerir o caso!

Reflectindo disse...

O problema é Joaquim Chissano está a mostrar que ele protege os corruptos. Como é que ele sugere cautela? O roubo foi descoberto há muito tempo. Por outro lado ele faz comparacões ridícula. Não achas, mano?

Anónimo disse...

Reflectindo!

Eu não vejo as coisas nesse sentido (protencionismo). o que eu não concordo é que as pessoas queiram aparecer a custa da imagem dos outros, porque o que significa para te que chissano seja colhido de surpresa por uma medida que a bom senso sublima o partidão?

Agora, se a medida é pela justiça e correção de actos macabros que o grupão tem vindo a perpetuar depois da morte do Mondlane! Então, é bem vinda a medida e não deveria terminar por qui.

Mano! a Constituição da República no seu artigo 147, número 4 prevé uma reeleição do PR se o Guebas deixar o cargo (é condicional porque até lá a constituição pode ser alterada) o próximo pode querer enderetar o actual governo que será pretérito na altura. Tem ideia do que será do Maior accionista das grasndes empresas? partindo pela Cahora Bassa? descendo passando pela Dataserv e apanhando a Vodacom e o ápice novamente no G. ISINTEC? acha que é tudo mil e uma maravilhas? ou é erário público em uso indevido?

Enfim, é por aí que acho que dos camaradas ninguém devia falar porque todos estam em maus lençois!

Infelizmente a Perdiz está cada dia se depenendo! de onde virá a salvação do indefeso?

Abraço

Anónimo disse...

Acho que O pronunciamento do JC, nao 'e no setindo de proteger o Manhendje. eu gostari que se investigasse a proveniencia da riquiza dos dez mais ricos de mocambique comecado pelo numero um. porque nao se fez auditoria em todos os pelouros incluido as contas da presidencia e da assebleia da republica?
Manhendje foi sacrificado por nao fazer parte dos adeptos da actual lideranca politica.
Forca Chissano
quem 'e o camarada inoscente?????????????????????????