domingo, setembro 07, 2008

Manifesto citadino!

Por Maputense Cansado de Humilhação!

... Depois do anúncio da vitória de Simango nas “primárias”, muitas vozes se ergueram a encorajar Comiche a concorrer como independente. Infelizmente, a sua lealdade para com o município e os citadinos de Maputo não é tão forte quanto a sua lealdade pelo partido. Ou falta-lhe a coragem.... Este é um “infelizmente” que se aplica a muitos dirigentes e membros da Frelimo que insistem numa lealdade casmurra para com um partido esclerosado e cada vez mais divorciado das tais “massas” e “bases”, como prova o facto de estar a governar com o apoio de apenas 20% do eleitorado moçambicano.
Muitos daqueles citadinos que se mostram desiludidos com a escolha de Simango falam em absterem-se, em nem sequer irem às urnas. Caros concidadãos, essa não é a melhor forma de mostrar o nosso desagrado! A nossa abstenção de protesto no passado não fez mais do que produzir os tais governos dos 20%! Só o voto útil de protesto enviará a mensagem certa, a única mensagem que eles parecem entender: o susto nas urnas, como foi o caso das eleições presidenciais de 1999!
No dia 19 de Novembro, vamos votar pelo candidato que menos nos desagradar, desde que não seja David Simango! Vamos todos dizer à Frelimo que tem que aprender a respeitar-nos! Ou nos dão o candidato que nós queremos, ou nós damos o poder ao candidato que eles não querem, seja ele de que partido for!
SAVANA - 29.08.2008

Leia todo artigo aqui.


5 comentários:

Reflectindo disse...

Gracias Jorge. Hei-de ver o que posso fazer.

Abraco

Jorge Saiete disse...

caro Reflectindo,
o articulista do Savana nos alerta para um erro grave de muitos nós, que pensa que o simples facto de não ir votar é suficiente para demostrar seu desagrado com os candidatos. Na verdade a melhor forma é ir votar para quem menos desilude ou votar em branco pois isso tem algum peso. abraço

Ximbitane disse...

Apesar de desiludida e enganada nas minhas expectativas, o meu vota estara nas urnas e sera valido!

Reflectindo disse...

Caro amigo Saiete, isto aqui é a grande verdade. Se notares é o que eu disse num dos artigos sobre a atitude do Samuge. Em Moçambique já se provou que boicote não vale aboslutamente nada para quem o pratica, mas fortalece às falsas bases. Porém, penso que a maioria dos eleitores não sabe ainda do valor de cada voto depositado. Depois anda o fantasma de que sempre é possível fraude. Muitos não sabem que até a falta de trabalho, por não haver eleitores nas mesas dá tempo ao pessoal a enfiar votos, por um lado. Por outro, que a fraude, no meio de muitos votos, tem pouco efeito ou não tem mesmo efeito. E, em terceiro lugar, que só com votos se pode reclamar.

Tudo isto, penso que precisa-se de um grupo cívivo genuino. Precisamos de gente que queira informar ao eleitor por interesse democrático. Essa gente dá-nos muita falta. Penso que o amigo tem muita experiência e pode nos dizer de como constituirmos grupo cívico.

Reflectindo disse...

Ximbitane, isso é que é preciso e não especular primeiro quem vence. Um voto pune ou premia.