quarta-feira, setembro 24, 2008

Apetites, voos e ameaças que o Eng. Simango representa – Focus 3

Retomo a série começada a dias. Convenhamos que este não seja um espaço p(a)ra lamentar nem para tomar posições inescrupulosas, como alguém, Pois é (!), que se empriquitava para ir a Assembleia da República pedir que se passe a lei que lei é a produção e consumo da diamba. Pois é (!), não é aqui. Dos apetites, as ‘colombias’ para legalizar, eis aqui o dia do são nunca. A projecção de um jovem pode ter sido um escárnio quer da liderança da Frelimo quer da própria Renamo. A candidatura independente de Daviz Simango e a não candidatura de Eneas Comiche como independente provam diferença de uma única realidade de ambos terem sido rejeitados pelos colegas directos; se quiserem, um golpe palaciano. Não coloco em questão às interpretações e ilações que muitos fizeram e fazem, mas o modus operandus similar.

Por estranho que pareça, a candidatura "independente" de Daviz Simango incómoda os poder do dia da Frelimo pari passu o da Renamo, que os verdadeiros membros e simpatizantes da Renamo e uma boa parte de simpatizantes e membros moderados da Frelimo. Mas, são igualmente muitos frelimistas, incluindo académicos de referência, que pensam que Daviz Simango devia engolir “sapos vivos”. O condão do único argumento, que tais lides partidárias têm, é a disciplina partidária; ou seja, o respeito às ordens da liderança dum partido. Se perguntar não ofende, a quem ameaça a candidatura de Daviz Simango?

6 comentários:

Anónimo disse...

Aconteca o que acontecer eu estarei sempre com o meu partido, RENAMO, e o meu presidente, Dklakama.
nao vamos adimitir que o partido desapareca. viva Renamo e o seu presidente, o pai da democracia mocambicana.

Anónimo disse...

Gosto do Eng. Deviz, mas ele pois em causa a presidencia e a vida do partido na beira. sou da Beira e amo a minha cidade.
como um bom renamista, apesar de reconhecer os trabalhos feitos por Deviz, o meu partido está em primeiro lugar.
há 5 anos se votei nele foi porque estava como candidato do meu partido. Desta vez nao terá o meu voto. Manuel Pereira Terá op meu voto sem problema. Forca Manuel Pereira

Unknown disse...

Sera'?

Reflectindo disse...

Caro anónimo,

Bem vindo a este canto e ao debate. O teu ponto de vista será importante, pois como deves ver aqui reinam muitas dúvidas. Apenas lamento que não estejas a desenvolver o teu posicionamento.

A primeira pergunta se tu achas que um ditador assumido pode ser simultaneamente um democrata? Neste caso Afonso Dhlakama que admitiu em Quelimane que é ditador, pode ser democrata ao mesmo tempo?

Segundo, tu pensas que o senhor Afonso Dhlakama está a levar o partido Renamo ao poder em Moçambique? Sobre isto vou desenvolver nos próximos tempos, mas eu ou muitos gostaria/a de ouvir o teu ponto de vista.

Terceiro, será que para ti, um bom renamista pode ser um bom moçambicano? Se sim, o que é de um renamista que diz que se UM DIA ACORDAR MAL DISPOSTO EXPLODIRÁ MOÇAMBIQUE?

Ximbitane disse...

Parabéns, anonimo! Mantenha o seu espirito e faça o que a sua consciencia manda.

Para você, seu presidente e outros renas, o Davis agiu errado e por conseguinte foi punido, muito certo.

Não sou da Beira, mas tenho conhecimento que Davis fez um trabalho exemplar e que portanto esse deveria ser o mote para recandidatura de Davis pelo seu partido.

Mas vocês, como aves, melhor do que nós, que nem milho comemos sabem e bem como fugir de balas perdidas. Ide em frente! Felizmente para mim e outros, incluindo você, o voto é secreto tal como a matapa que nos alimenta o estomago.

Anónimo disse...

parece que o anonimo nao esta dentro da situacao, ora vejamos: nos(renamo) nao concordamos que os nosso dirigentes estajam sempre de passeios noturnos dentro da viatura de Bulha a nos tentar convencer a votar na frelimo. Se nao concordamos com a politica da frelimo porque nos temos que estar a trabalhar com jovens da OJM na preparacao da recepcao do nossso lider, isso e o cumulo de tudo.