segunda-feira, maio 19, 2008

Reflectindo sobre a entrevista com o Dr. Máximo Dias (1)

Algumas vezes não tenho concordado com certas afirmações de Máximo Dias ou com afirmações a ele atribuídas. Sempre que não concordei com ele, critiquei-o neste espaço e seria injusto se não escrevesse algo quando faz algumas afirmações que me obrigam a uma reflexão profunda.

O título desta entrevista pode ter sido a gosto de quem o entrevistou e afinal é sempre assim. Embora este título tenha perturbado a algumas pessoas, e a mim próprio, o conteúdo da entrevista é de extrema importância, porque bem reflectido, pode-se esboçar uma estratégia eleitoral sustentável.

Máximo Dias alerta à Renamo para que esta desenhe uma estratégia de vitória eleitoral embora isto, em entrevista, possa espantar a qualquer analista, já que ele é deputado pela bancada da Renamo-UE. Aqui continuo a fazer a mesma recomendação quanto à Manuel Pereira - que a Renamo crie espaço para debates dentro do partido e da coligação, alias nunca é tarde.

Nesta entrevista, pode-se dizer que Máximo Dias faz críticas duras à governação da Frelimo pela viciação, durante 32 anos consecutivos de governação, e por aquilo que chamou de “fome institucionalizada” no país que é por não haver uma política económica definida e uma política agrária, agrícola e agro-pecuária, o que já desgastou o partido no poder e criou descontentamento no seio do povo moçambicano. Porém, ele lamenta que a Renamo, sendo de momento o único partido na oposição em condições de conquistar o poder, não tenha mudado de estratégia eleitoral aproveitando a fraqueza da Frelimo para aceder ao poder.

É nesse aspecto onde gostaria que os renamistas corajosamente reflectissem quanto ao que é facto ou mito. Ora, Máximo Dias aponta os seguintes problemas dentro do nosso maior partido de oposição e o único que já está em condições de conquistar o poder:
- falta de fiscalização do processo eleitoral
- falta de união
- interesses pessoais
(Continua)

3 comentários:

Ximbitane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ximbitane disse...

Parabéns pela sua postura Reflectindo! Temos sempre tendencia para criticar tudo o que está mal e as vezes até o que está bem apenas porque não nos agrada.

A sua reflexão sobre a entrevista de Máximo Dias, é prova bastante disso. Lamentavelmente ainda se opta por lavar a roupa suja em hasta publica.

Da atitude de Máximo Dias podemos concluir que no seio do maior partido da Oposição ainda não há espaço para se discutir os problemas familiares dentro de casa.

Reflectindo disse...

Obrigado, Ximbitane. Espero que a opinião de Máximo Dias seja de interesse da Perdiz. Espero também que se saiba que coesão é imperativo para a Perdiz.