quarta-feira, junho 05, 2024

Discuso de Dhakama sobre membros que abandonam a Renamo

 Recordando que os ambiciosos não são de hoje na RENAMO


È caso para dizer k afonso dhlakama falhou no feio

Extracto retirado da versão áudio da Rádio Moçambiquede 10 de Março de 2009

Afonso Dhlakama disse: "[...]Sei que aquele partido[Movimento Democrático de Moçambique, MDM] vai falhar como todos outros falharam. O Máximo Dias tem partido dele, falhou; o Lutero tem partido dele, falhou; o Manecas tem partido dele, falhou; a RENAMO e a FRELIMO continuamos porque, de facto, historicamente - eu não estou a dizer que temos que ser dois partidos - ... mas a RENAMO tem as suas bases por natureza; ...por natureza, talvez por ter feito a guerra; por ter lutado contra, portanto, a ditadura comunista-marxista que isto marcou, de facto, as populações; a FRELIMO, apesar de estar a roubar, cometer erros, tem também as suas bases por ter lutado para a Independência."
"Digo sinceramente, estamos satisfeitos; aliás, quando a RENAMO lutou a partir de [19]77, não lutava para serem 2 partidos (FRELIMO e a RENAMO). Infelizmente, esses partidos que são criados acabam por falhar por que são muitos partidos, um! Eu não queria comentar o partido que está sendo criado por Daviz porque Daviz entrou na RENAMO em 2003. Eu é que o coloquei na Beira. Quando entra na RENAMO em 2003, era quadro sénior do partido do irmão dele, PCN, da mesma barriga - aquele o... o... o... o Lutero, que está no Parlamento à custa da lista da própria RENAMO, am! O Lutero é presidente de um partido chamado PCN em que o próprio Daviz Simango, desde há muito tempo, foi um quadro superior, que não conseguiu fazer crescer o partido do irmão dele. Portanto, queo Daviz não vai ter nenhuma expressão, estou lhe dizer claramente, mas estamos satisfeitos. Sabe por quê? Para as pessoas que têm ambição, quando recuarem e cairem, para as pessoas, para servir do exemplo, um! Portanto, não há ameaça absolutamente."

domingo, março 31, 2024

Democracia interna nos partidos em Moçambique

O nosso mal como moçambicanos, é sempre querermos apagar tudo que foi de gestão no passado, incluindo o que foi bom.

Ora, do que lembro naquele tempo, as teses do congresso da Frelimo, os estatutos da Frelimo começavam com debates na célula onde muitos tinham a possibilidade de dizer algo. Célula naquela altura incluía toda a população dum bairro ou aldeia. Na célula eram ELEITOS os porta-vozes daquilo que se decidiu como correcção ou aprovação nas teses e estatutos. Esses porta-vozes eram os que delegados para o escalão a seguir. O processo avançava assim para os círculos, postos administrativos ou localidades, distritos. Nas conferências provinciais era onde saíam os delegados ao congresso. Os delegados ao congresso não eram administradores distritais ou primeiros-secretários.

Havia mal nisto para os partidos agora num sistema partidário não fazerem o mesmo?

Nota: dói-me VER nos estatutos dos partidos que se dizem do centro-direita, e, pior ainda que dizem lutaram e lutam pela democracia a praticarem o pior duma democracia contemporânea.

quarta-feira, março 27, 2024

Exercício da cidadania em Moçambique

 É difícil ser CIDADÃO em Moçambique. Estou a falar de um moçambicano exercendo a cidadania.

Tenho visto por aí a opinião ou ensinamento de alguns ditos doutos, incluindo da área de ciências políticas que é de como se vai para um posto para COMER ou se continua a comer, numa sociedade que isso é mais importante que exercer a cidadania. Aliás, estou ficando a saber que para muitos, na política é para COMER.
Exercer a cidadania inclui exigir que as leis, os estatutos, a Constituição da República se respeitem. Eu entendo e não a partir de agora, mas já em 2008, eu dizia que a partidarização ou seja a frelimização das instituições públicas tinha esse propósito de condenar a cidadania. E os partidos da oposição, na altura eu falava da Renamo, usavam as listas de candidaturas a deputados, precisamente como a Frelimo usava as instituições públicas. Tudo combinado com o regime fascista-colonial e regime do partido único e ainda estando num sistema autoritário é dificil ouvir um outro aconselhamento. Portanto, a maioria dos moçambicanos tem medo dos “donos” dos partidos. Embora muitos tenham saído do medo, há ainda muitos, sobretudo entre os académicos que são medrosos e falsos.
Nota: é interessante nos chapas, nas ruas, nos mercados, seja onde se encontram cidadãos que nas instituições de ensino, incluindo universidades e não menos entre docentes nessas instuições. Existindo quem me contrarie, que escreva aqui.

sexta-feira, março 08, 2024

Director distrital do STAE de Marromeu foi promovido a director da Escola Secundária da Ponta-Gea na Beira

Daniel Cuzaminho viu o seu contrato como director distrital do STAE de Marromeu rescindido pelo STAE central após o seu envolvimento em ilícitos eleitorais que deram vitória à Frelimo, nas eleições autárquicas de 11 de Outubro e repetidas a 10 de Novembro, na autarquia de Marrromeu.

Não obstante, o Governo promoveu-lhe ao cargo de director da Escola Secundária da Ponta-Gea, na cidade da Beira.

https://www.cipeleicoes.org/wp-content/uploads/2024/03/Boletim-das-eleicoes-221.pdf

sábado, janeiro 06, 2024

Os Manteigas nos recordando os Mbararano (1)

 Caros compatriotas,

Com Manteigas a derreterem, vou continuar a reflectir e recordar a mim mesmo e a vocês, as minhas e as demais reflexões de 2008-2009.
Sem preguiça, leiam alguns postes de Maio de 2008 até finais de 2009 no blog Reflectindo sobre Mocambique, com publicações da minha autoria (Reflectindo) e de outros analistas (melhores).
Calha que quando fossem minhas próprias reflexões, não omiti o que os outros bons analistas diziam e eu criticava se fosse para tal.
Nota: 1) ando com dúvidas sobre o gosto de reflexão e leitura. Eu recomendo que corta-matos nunca foi o caminho certo. Leiamos os textos completos, pensand o na nação. Para mim, os textos longos são muitas vezes melhores porque deixam a opinião com alguma clareza. Textos curtos podem também ser muito bons, mas dependem do tipo de leitores e a capacidade dos seus autores.
Nota: 2) sobre o assunto actual, já estou escrevendo uma série que sempre estará publicada no blog que me garante arquivo e consulta rápida. Entretanto, um escolarizado tem que ser um leitor.

domingo, dezembro 31, 2023

Quantos cidadãos foram assassinados pela PRM entre Outubro e Dezembro?

Oficialmente a Polícia confirmou ter assassinado acidentalmente três cidadãos, nomeadamente um em Chiúre, um em Angoche e outro em Marromeu. Mas, uma investigação preliminar do CIP Eleições aponta para mais nove mortos por baleamento protagonizada pela Polícia, dos quais seis foram na cidade de Nampula (no dia 27 de Outubro) e três em Nacala-Porto (dias 26 e 27 do mesmo mês).

No total foram 12 mortos, mas o número poder ser maior.

Durante as manifestações, dezenas de cidadãos foram feridos por baleamento da Polícia em diversos municípios, com maior destaque para as cidades de Nampula e Nacala, vila de Angoche, em Nampula; Chiure, em Cabo Delgado; Guruè, Milange, na Zambézia e Marromeu, em Sofala (leia mais nos boletins 168, 169, 175, 180, 194, 196,197).
Havia cidadãos baleados, que se encontravam hospitalizados em diversas autarquias, cujo desfecho ainda não foi publicamente conhecido.

https://www.cipeleicoes.org/wp-content/uploads/2023/12/Boletim-das-eleicoes-207.pdf

quinta-feira, dezembro 28, 2023

Sobre o voto electrónico

Entendo o esforço de alguns compatriotas de imaginar algumas medidas para o combate às fraudes eleitorais. Algumas das imaginações são a emenda/revisão da lei eleitoral, alteração da constituição da Comissão Nacional de Eleições e STAE, a introdução do voto electrónico.

Eu concordaria com todas estas propostas se a preocupação de todos nós, todos os partidos, fossem de garantir a transparência eleitoral, se o que é fraude eleitoral, fosse um erro não propositado, preparado e organizado em cadeia.

1)      Qual é a diferença ou maior diferença entre a nossa lei eleitoral e à cabo-verdiana, são-tomensa, portuguesa, brasileira ou mesmo da Guiné-Bissau? Se calhar a nossa está muito melhorada já que constantemente fazemos REVISÕES.

2)      A constituição da Comissão Eleitoral e STAE tem sido para garantir muitos partidos e a sociedade civil tenham os seus olhos, testemunhem o processo para EVITAR  acusação à prática de FRAUDE. Se fossemos sérios, aquele espaço não podia ser de DEIXAR PASSAR OU NÃO as fraudes eleitorais. O que devia reinar ali seria a Ética, Integridade, Honestidade e o Patriotismo. Há disto na CNE/STAE? Um país que mete um BISPO duma igreja para a prática de fraude, esse país tem problemas sérios da ética, integridade e honestidade. O partido que meteu o bispo é aquele que está no poder, o mesmo que constitue o Ministério de Administração Estatal. Mais, a PRM é suposta que deva ser republicana, mas é das que facilita a fraude. A PRM retira fiscais na hora de de contagem dos votos.

3)      Voto electrónico pode ser solução sem antes elevarmos a ética, integridade, honestidade e patriotismo? Tenho as minhas dúvidas. O que pode acontecer com voto electrónico é como o meu amigo Wutau Massango diz que é: reduzir ou inutizar o número de fraudulentos, centralizando-na (uma fraude centralizada). Uma fraude centralizada pode ser feita por um grupo restrito (hackers) ainda que há por aí regimes (mão externa) dispostos para darem ajuda.  Na Suécia, num país desenvolvido, com electricidade e internet cobertos em todo o país, não usa ainda o voto electrónico e penso que é porque tudo funciona muito bem. E como pode ser o voto electrónico nas zonas remontas de Mapai, Pavala, Nairote?

4)      Recordemos que há bocas que dizem que fraude eleitoral em Mocambique já foi centralizada com ajuda de um técnico que chegou de receber prémio como governador da província de Tete.

 

Nota: Para mim, a discussão tem que partir sobre Ética, Integridade, Honestidade e o Patriotismo.

quarta-feira, novembro 29, 2023

Marromeu, fraude e a Frelimo

 Marromeu tem uma história longa e cheia de problemas. Há cinco anos, nas eleições de 10 de outubro de 2018, o STAE e a polícia levaram algumas urnas de voto e a contagem foi feita em segredo pela Frelimo. Foi convocada uma nova eleição para 22 de novembro em 8 assembleias de voto. Havia observadores em todas as 8, que deram à Renamo uma vitória por 3656 votos, enquanto a comissão distrital de eleições deu à Frelimo a vitória por 772. Duas mesas de voto na EPC Samora Machel foram claramente falsas, sem ninguém a votar durante o dia, mas a comissão eleitoral distrital disse que houve uma afluência às urnas de 94%.

Há dez anos, nas eleições municipais de 2013, registaram-se uns incríveis 13% de votos nulos, que eram claramente votos do MDM tornados inválidos. Houve 1119 votos nulos e o candidato da Frelimo a presidente da câmara ganhou por apenas 283 votos.
Boletim nrº 187 | 27 de Novembro de 2023

quarta-feira, outubro 04, 2023

MDM e Renamo exigem anulação do mandato de Dias Letela

O MDM e a Renamo exigem a anulação do mandato do deputado da Frelimo, Dias Letela, pelo facto de este, na companhia de outros membros da Frelimo, terem pisoteado o material de campanha dos dois partidos em Inhambane.

Fonte: O País, 04.10.2023





quinta-feira, setembro 14, 2023

Central African Republic: President Touadéra meets Macron in France

French President Emmanuel Macron receives his Central African counterpart Faustin-Archange Touadéra on Wednesday against a backdrop of relaunching bilateral relations after years of tension due to the rise of the Russian Wagner militia in this country.

https://www.africanews.com/2023/09/13/central-african-republic-president-touadera-meets-macron-in-france/

quarta-feira, agosto 09, 2023

Zambézia: Tribunal do distrito de Morrumbala condena 40 professores por ilícitos eleitorais

Quarenta professores foram condenados por se terem recenseado no perímetro do município de Morrumbala apesar de residirem fora. Os professores faziam parte das listas de prioridade da Frelimo dadas às brigadas de recenseamento.

Além disso, o tribunal condenou três supervisores de brigadas por registarem indevidamente os professores. Em Mopeia, uma cidadã foi condenada por se ter registado em Morrumbala. A juíza do Tribunal Judicial do Distrito de Morrumbala, Soraia Ibrahimo, condenou todos os envolvidos nos ilícitos à penas que variam de três a cinco meses de prisão. As penas foram convertidas em multas correspondentes a três e cinco salários mínimos.

quinta-feira, maio 25, 2023

Public servants in Namacurra denounce the collection of identity cards for Quelimane

Some public servants in Namacurra, in Zambézia, accuse the Frelimo Party of obliging them to hand over their identity cards to be taken to Quelimane. The purpose of taking the documents is not known, but it is suspected that these people will be registered as voters in Quelimane.

In Alto Molócuè, our correspondents are reporting cases of members of the Frelimo Party stepping up the collection of voter cards in the neighbourhoods.

Fonte: Mozambique Elections 82, 83 and 85 - 24 May 2023

domingo, maio 21, 2023

Críticos acusam oposição moçambicana de desorganização

 "A oposição pode-se criticar, tem as suas limitações, tem a sua culpa, mas não tenhamos amnésia: lembremo-nos das contestações, das mortes que têm acontecido em virtude de a oposição reivindicar que esses processos sejam genuínos", sublinha.

O académico lembra que quando a oposição reivindica irregularidades, sobretudo nos pleitos eleitorais, a FRELIMO usa a força do Estado para intimidar, perseguir e matar os opositores.