terça-feira, setembro 05, 2017

UA considera que decisão do Supremo Tribunal do Quénia honra continente

A decisão do Supremo Tribunal do Quénia de anular a reeleição do presidente cessante, Uhuru Kenyatta, "honra a África", considerou nesta segunda-feira o presidente da União Africana (UA), o estadista guineense, Alpha Condé.
"Este é um comportamento que honra África e prova que doravante a democracia está instalada no continente", sublinhou o presidente Condé num comunicado, após anulação na sexta-feira do escrutínio presidencial queniano de 08 de Agosto.
A UA "aprecia o espírito de maturidade e de responsabilidade de todos os actores do processo que preferiram as vias legais em detrimento da violência".
"África será o que queremos que ela seja e a prova agora feita é que os africanos podem se entender entre si para preservar o essencial: a paz e a tranquilidade dos cidadãos", acrescentou o líder da UA.
A organização africana segue "com particular interesse o desenrolar da situação no Quénia" e "apela novamente ao povo queniano e aos actores políticos à contenção e ao sentido de responsabilidade na organização" de um novo escrutínio presidencial dentro de dois meses.
Por contestação do opositor, Raila Odinga, o Supremo Tribunal relevou sexta-feira "irregularidades" na transmissão dos resultados e invalidou a vitória do presidente cessante Uhuru Kenyatta (54,27% dos votos), cujo anúncio foi acompanhado de manifestações e tumultos reprimidos pela polícia, causando pelo menos 21 mortos.

Fonte: Angola Press – 04.09.2017

Sem comentários: