terça-feira, setembro 05, 2017

Lesotho: Soldados matam chefe do estado-maior do exército

O chefe do estado-maior do exército do Lesotho, o general Khoantle Motsomotso, foi morto esta terça-feira, durante um tiroteio registado numa caserna deste pequeno reino encravado da África Austral, onde as forças armadas exercem uma forte influência sobre a vida politica, noticiou a AFP.
“O comandante (das forças armadas) foi declarado morto”, na sequência do incidente, afirmou um responsável militar que solicitou o anonimato.
Dois outros oficiais superiores, o general Bulane Sechele e o coronel Tefo Hashatsi, foram igualmente mortos, precisou a mesma fonte.
Esses dois militares“ tentaram entrar a força no escritório do chefe do estado-maior, onde registou-se um tiroteio entre um dos seus cúmplices que posteriormente colocou-se em fuga com os guarda-costas do comandante”, explicou o responsável militar.
Esse incidente acontece três meses, após as eleições que levaram ao poder o Primeiro-Ministro, Thomas Thabane.
De 78 anos, Thabane regressou em Junho, ao poder, três anos após ter sido forçado a exilar-se na África do Sul, na sequência de um abortado golpe de Estado do exército, muito influente no Lesotho.

Regressou ao seu país em 2015, para as eleições legislativas, tendo sido derrotado pelo seu antecessor, Pakathila Mosisili.

Fonte: Agolapress – 05.09.2017

Sem comentários: