quinta-feira, setembro 28, 2017

“Espírito de exaltação ao chefe deve desaparecer”

Lourenço do Rosário defende fim do ‘lambebotismo’ e exaltação ao presidente da Frelimo
O académico Lourenço do Rosário defendeu, hoje, o fim do ‘lambebotismo’ e exaltação ao presidente da Frelimo. À margem dos debates das propostas sobre a revisão dos estatutos do partido, o académico defendeu a necessidade de os membros centrarem-se em questões importantes como a paz e o combate à corrupção, conforme o próprio presidente frisou no discurso de abertura do XI Congresso.
Do Rosário considera que o pedido de indicação de Nyusi para candidato do partido às próximas eleições presidenciais é um momento de exaltação mas existem estatutos que regem o partido.
“Tinha-se criado dentro do partido que preciso exaltar o chefe, mas isso vai desaparecer porque não é necessário”.
O académico acrescenta que Filipe Nyusi ganhou visibilidade no partido e dificilmente deixará de ser o candidato do partido.
O candidato do partido para as eleições gerais é indicado, no congresso, pelo Comité Central, que, para já, será eleito amanhã.
Por outro lado, o académico defendeu a necessidade de rejuvenescimento da Comissão Política, de forma a que esta possa acolher os fundamentos do que é ser órgão de direcção do partido, que pense e que tenha a capacidade de poder e discutir ideias que possam alimentar outros órgãos do partido. “A minha esperança é que seja rejuvenescida de tal forma, que deixe de ser apenas um momento de exaltação, elogios, lambebotismo, etc, destacou.

Os debates sobre a revisão dos estatutos do partido acontecem à porta fechada, mas Lourenço do Rosário garantiu que os mesmos decorrem normalmente e que as ideias estão a ser colocadas abertamente.

Fonte: O País - 28.08.2017

Sem comentários: