terça-feira, setembro 05, 2017

Quénia: Novas eleições presidenciais marcadas para 17 de Outubro

O Quénia organizará uma nova eleição presidencial a 17 de Outubro, após a invalidação pelo Tribunal Supremo do escrutínio de 08 de Agosto, no termo do qual o presidente cessante Uhuru Kenyatta, foi declarado vencedor, anunciou esta segunda feira, a Comissão eleitoral (IEBC), citada pela AFP.
“Uma nova eleição presidencial terá lugar a 17 de Outubro. Isso para conformar-se com à decisão do Tribunal Supremo anulando à eleição presidencial que se realizou a 08 de Agosto.
O Tribunal Supremo queniano invalidou os resultados das eleições presidenciais de 08 de Agosto último, depois de quatro dos seis juízes daquele órgão terem votado a favor de anulação dos resultados. O tribunal revelou ter havido irregularidades que acabaram por manchar os resultados finais.
É pela primeira vez que, em África, um tribunal invalida resultados de uma votação.
A comissão eleitoral queniana foi subsequentemente ordenada a convocar novas eleições, que deverão ter lugar dentro de 60 dias.
Os resultados da eleição de 08 de Agosto, tinha consagrado o presidente cessante Uhuru Kenyatta, vencedor com 54,27 por cento dos votos, contra 44, 74 por cento do seu principal opositor Raila Odinga.
Segundo o Tribunal, à eleição não tinha sido concluida, de acordo com à Constituição", e que as ilegalidades e irregularidades (tinham) afectado a "integridade" do escrutínio.

Fonte. Angolapress – 04.09.2017

Sem comentários: