segunda-feira, dezembro 05, 2016

Recontagem de votos no estado de Michigan (EUA) começa hoje

Um juiz ordenou uma recontagem à mão dos votos das eleições presidenciais norte-americanas no estado do Michigan a partir das 12:00 (hora local), a pedido do Partido Verde.
A candidata do Partido Verde, Jill Stein, está a tentar forçar a recontagem em três estados (Michigan, Pensilvânia e Wisconsin).
Actualmente, os votos nas presidenciais do mês passado, ganhas pelo candidato do Partido Republicano, Donald Trump, estão a ser contados no Wisconsin.
No Nevada, uma recontagem parcial foi pedida pelo candidato independente Roque De La Fuente.
O juiz Mark Goldsmith divulgou a sua decisão hoje, rejeitando um pedido para que se esperassem dois dias úteis para começar a contagem à mão de cerca de 4,8 milhões de boletins de voto no Michigan. A decisão aumenta as probabilidades de o estado completar a recontagem antes do prazo fixado, 13 de Dezembro.
Jill Stein sugeriu que Donal Trump e os seus apoiantes poderiam tentar atrasar as recontagens para dificultar ou impossibilitar o cumprimento do prazo de dia 13 para os estados certificarem os seus resultados eleitorais ou procurar ter os votos decididos pelo Congresso, que é controlado pelos republicanos.
As autoridades responsáveis pelas eleições nos três estados (Michigan, Wisconsin e Pensilvânia) exprimiram confiança nos resultados apurados inicialmente. Nestes três estados, Donald Trump ganhou por uma escassa margem.
Não é expectável que as recontagens resultem numa alteração suficiente de votos que mude o resultado em qualquer um dos estados.
Fonte: LUSA – 05.12.2016

Sem comentários: