domingo, dezembro 11, 2016

Candidato da oposição vence presidenciais no Gana

O opositor Nana Akufo-Addo foi eleito como o próximo Presidente do Gana. As celebrações multiplicaram-se em Acra. O atual Presidente, que se candidatava a um novo mandato, já reconheceu os resultados.
Os resultados foram anunciados na sexta-feira (09.12) à noite e os apoiantes do opositor Nana Akufo-Addo começaram logo a festejar nas ruas da capital Acra.
Segundo a Comissão Eleitoral, o líder do Novo Partido Patriótico conquistou 53,8 dos votos nas eleições de quarta-feira (07.12), contra 44,4% do atual Presidente, John Dramani Mahama, do Congresso Democrático Nacional. Ao todo, 68,2% dos eleitores foram às urnas.
"Esta noite, prometo-vos solenemente: não vos vou desiludir. Farei tudo ao meu alcance para corresponder às vossas expectativas", afirmou Akufo-Addo perante uma multidão em festa no jardim da sua residência. O opositor assegurou que iria devolver o país ao "caminho da prosperidade".
Muitos eleitores culpam o Presidente cessante pelo mau estado da economia do Gana.
Com a queda dos preços do ouro, do petróleo e do cacau nos mercados internacionais - todos produtos que exporta - o país, antes considerado uma das economias africanas mais dinâmicas, entrou em crise. A dívida pública aumentou e os preços subiram. No ano passado, o Gana teve de pedir um empréstimo ao Fundo Monetário Internacional de 918 milhões de dólares, que ainda está a pagar. Ler mais (Deutsche Welle – 10.12.2016)

Sem comentários: