quarta-feira, novembro 09, 2016

Falta "vontade política" para a paz em Moçambique

Para entidades diplomáticas, políticas, governamentais e jurídicas do país, as mortes de membros de partidos revelam ódio e intolerância entre o Governo e a RENAMO.
Os assassinatos de membros da RENAMO, o maior partido da oposição em Moçambique, e da FRELIMO, atualmente no poder, mostram que a paz está longe de se concretizar. A informação circula entre políticos, diplomáticos e jurídicos do país, que dizem não entender a razão da escalada de violência.
A preocupação agora é como acabar com estes atos. O representante da União Europeia em Moçambique, Sven von Burgsdorff, considera que deva haver mais confiança entre as partes: "O problema é falta de confiança entre a oposição e o Governo, assim como entre muitos atores de âmbito político e social", diz von Burgsdorff.
Enquanto houver partidos armados, o país nunca terá uma paz duradora, reafirma a FRELIMO, através do seu porta-voz António Niquice: "nós só podemos acreditar que esta onda de assassinatos e de crimes bárbaros que têm estado a ocorrer é daqueles que, de facto, não querem a paz em Moçambique e que ilegalmente continuam a deter armas e a semear este clima de pânico e terror", diz. Ler mais ( Deutsche Welle, 09.11.2016)

1 comentário:

Anónimo disse...

De que membros da Frelimo mortos aí a notícia se refere? É pecado. Eu ainda não ouvi dizer, se quer uma vez de que membro da Frelimo foi morto, tudo o que acontece a Frelimo é que faz, hoje não venha com queixinhas de que seus membros são mortos por ódio entre os dois Partidos. Não se esqueçam de que a Frelimo está fazendo isso desde há muito tempo, se o lider da Renamo hoje encontra-se refugiado em Gorongoza, no mato deve-se as constantes embuscadas para mata-lo que passou, e ninguem mesmo na face da terra aceitaria passar aquilo, é óbvio que tinha que procurar um lugar para se esconder. Agora está aonde se encontra, já é outro problema, superlotam blindados em perseguição, será que é ele que não tem direito a vida? E Nyusi e seus cupichas tem o direito a vida e acrescido, que é mais importante do que ninguém. Perante este direito, ninguém é mais importante do que ninguém...