sábado, novembro 12, 2016

EDIL DA MATOLA DEFENDE DEMOLIÇÕES PARA REPOR A LEGALIDADE

O presidente do Conselho Municipal da Matola, Calisto Cossa, reitera que as demolições de infra-estruturas construídas em locais impróprios, tem em vista repor o respeito pela legalidade e a postura da urbe.

Cossa respondia as inquietações apresentadas pela bancada do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) que questionaram a legalidade das acções, tendo, para o efeito, afirmado que a actividade está a ser levada a cabo com base num processo articulado com outras instituições incluindo as judiciais.

As demolições que abrangem barracas e casas estão, segundo o edil, a ser levadas a cabo nos bairros Matlemele, Coca-Cola na Machava, Mahlampsene entre outras.

As pessoas não têm a legalidade. As barracas são erguidas a calada da noite. O que acontece na Coca-Cola, por exemplo, é que na altura da demolição o titular não aparece só aparece mais tarde, disse o presidente, reconhecendo que a urbe tem de ter zonas industriais, comerciais, para agricultura e outras.

A fonte disse, por outro lado, que no bairro de Mahlampsene estão a ser removidas casas e barracas construídas sobre a conduta de gás, apontando que os respectivos proprietários das infra-estruturas tinham sido avisados antes das construções.

Estamos a sensibilizar pessoas que ergueram casas por cima dos adutores do precioso líquido do Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) no bairro do Fomento, disse Calisto Cossa.

Da mesma forma, a edilidade está a sensibilizar 120 famílias nos bairros da Matola, Suduava, Quilómetro 15, Bunhiça e Machava, sobre a importância da adutora de água proveniente da barragem de Corrumana para o município da Matola.

Na guerra dos espaços, o edil disse haver um caso de populares que exigem o parcelamento de uma área pertencente ao quartel de Boquisso, mas o Conselho Municipal em parceria com o Ministério da Defesa Nacional (MDN) está a identificar a área para reassentar os populares retirados da área do quartel.

Ainda na área do quartel de Boquisso, a edilidade em parceria com MDN estão a levar a cabo um trabalho de redimensionamento do espaço onde serão construídas residências para os oficiais.


AFonte: AIM – 12.11.2016

Sem comentários: