sábado, novembro 12, 2016

JOGOS DO PODER (?)


Fui dar a um post em que o assunto é uma “Conferência Islâmica” que está a decorrer em Nampula, mas que, pelos vistos, uma esmagadora maioria de muçulmanos nem faz ideia.
O post diz assim: «Segundo consta, decorre em Nampula uma "conferência islâmica”. Alguém tomou conhecimento? Como? Quem tem detalhes?»

Lendo os comentários post abaixo, fica claramente no ar a ideia de divisões profundas, de alas e até de focos de exclusão no seio desta importante comunidade – o que, aliás, não é de todo novidade.

PORÉM, o que me chamou atenção foi constatar que, afinal, podem haver interesses politicos obscuros por detras de tudo isto. Ou seja, há mesmo quem tenha a convicção de que esta Conferència Islâmica não passa de uma farsa.
Em seguida transcrevo alguns comentários:

- « Yaqub Sibindy - É uma conferência de compadres aflitos, antigos aliados da Frelimo que decidiram se reunir para resgatar à sua vassalagem ao partido no poder que nos últimos anos sentem se rejeitados pela Frelimo!»

- «Faizal Sidat - Senhor yacub sibindy, o senhor fala sem conhecimento de causa e isto é grave. Esteve na abertura o presidente do município de nampula Mahmudo amurane e pelo que sei não pertence ao partido do poder. Ou provavelmente o senhor queria ser um dos convidados para fazer a propaganda do seu partido?»

- «Yaqub Sibindy - É importante separar engraxa da escova, porque à opinião pública de hoje já não é igual a de 1994
Lidem com muçulmanos para promover exclusivamente os valores islâmicos e deixem de julgar que as vossas jogadas políticas para puxar o rebanho descontraído aos currais da Frelimo, ainda poderá passar despercebido à opinião pública!
Se o vosso objetivo de convocar essa conferência não tem chantagens políticas porquê é que usaram à xenofobia política para discriminar muçulmanos que não fariam a melhor fotografia para vossa jogada:

ESSA CONFERÊNCIA CONSTITUI UMA CHANTAGEM PARA O VOSSO PARTIDO FRELIMO, CHAMANDO A ATENÇÃO SE CASO A FRELIMO BRINCAR COM OS NEGÓCIOS VOCÊS VÃO EMPURRAR O PRÓXIMO VOTO DOS MUÇULMANOS PARA O MDM!
Senhor Sidat! Ainda queres mais?.. E como é que o senhor Faizal Sidat, atreve me acusar que estou a falar sem o domínio do assunto?»

E, por sinal, a procissão ainda vai no adro…

In Mural de Homer Wollf (11.11.2016)

Sem comentários: