domingo, setembro 20, 2015

Povo moçambicano deve exigir explicações sobre persistente tensão política, diz reitor da Universidade Católica

O reitor da Universidade Católica de Moçambique (UCM), Alberto Ferreira, defendeu, em entrevista à agência Lusa, que os moçambicanos precisam reagir à instabilidade do país e exigir explicações aos principais actores sobre a persistente tensão política.
"Os moçambicanos não têm nenhuma ideia do que está a acontecer. E não há reacção por parte dos moçambicanos, para dizer, ‘por favor nós somos cidadãos deste país e vocês [Governo e Renamo] estão a discutir os problemas que têm a ver com as nossas vidas, digam-nos lá do que estão a falar e porque é que não se chega a nenhuma conclusão'", disse Alberto Ferreira.
Considerando que o nível de cidadania e de conhecimento dos direitos é crucial, Alberto Ferreira acusou o Governo e a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), principal partido da oposição, de negarem informação aos moçambicanos sobre o que está por trás das repetidas derrapagem do diálogo politico e os avanços e recuos na aproximação entre as partes.
"Faltando isso, ficamos cá só à espera que se chegue ao consenso de que vale a pena resolver o problema de casa por meios pacíficos, ou então não vale a pena e vai eclodir de novo uma guerra civil", observou Alberto Ferreira, insistindo que a reação natural dos moçambicanos seria exigir explicações.
O reitor da UCM prefere não vaticinar o futuro de Moçambique, mas receia que a falta de aproximação das partes possa conduzir o país ao extremo, se uma das partes entender que não há mais espaço para diálogo e recorra às armas.
"Espero que haja um pouco de racionalidade daqueles que têm o poder na mão e os que têm o poder nas armas", disse Alberto Ferreira, lembrando que "as guerras trazem luto e sofrimento a pessoas indefesas".
O reitor disse que Moçambique experimentou vinte anos de paz, desde o fim do conflito civil, e depois mais um incidente de quase dois anos de guerra não declarada e agora o país vive "uma situação de tensão político-militar e não se sabe qual a situação real".
Para Alberto Ferreira, a classe académica moçambicana precisa ser interventiva, "até de inventar vias para reconciliação e pacificação" do país, assinalando que a UCM tem vindo a trabalhar na promoção das liberdades individuais e desenvolvimento, além da consolidação da paz.

Fonte: LUSA – 20,09.2015


Sem comentários: