sábado, fevereiro 07, 2015

– DEPUTADOS DA RENAMO TOMAM POSSE BREVEMENTE

O líder da Remano e maior partido da oposição, Afonso Dhlakama, garantiu que os 89 deputados eleitos à Assembleia da República (AR), parlamento moçambicano, assim como os mais de 200 membros das Assembleias Provinciais (AP) vão, dentro em breve, tomar posse naqueles órgãos legislativo e fiscalizador.

Dhlakama, que não avançou datas exactas para a efectivação do acto, disse todavia que a sua decisão resulta do encontro bastante frutífero que manteve hoje com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, em Maputo, onde discutiram uma vasta gama de assuntos (pendentes e novos), cujos detalhes se escusou de revelar.


Contudo, no fim do encontro que disse ser o primeiro de uma série de tantos outros ainda por acontecer, líder da Renamo disse estou muito satisfeito, porque os pontos que pude colocar ele entendeu e vai analisar para que possamos conseguir a solução.

Os membros da Renamo eleitos ao mais alto órgão legislativo no país assim como aqueles que representarão o partido da oposição no organismo fiscalizador das actividades dos governos províncias deverão tomar posse, porque, segundo ele, foram eleitos pelos moçambicanos para representar os seus interesses.

Não tomaram posse até hoje por questões que discutimos, mas o que posso dizer é que dentro em breve tomarão posse. Não será amanhã mas dentro de pouco tempo vão tomar posse, até porque neste encontro estamos a procura de soluções, sublinhou o líder, anotando que o país não terá problemas.

Na audiência, à porta fechada que durou mais de três horas, Dhlakama disse que as atenções estiveram viradas para as questões que têm sido matéria de análise no diálogo político em curso no Centro de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, mas que até então não estavam a ser implementadas.

Porém, a audiência com o estadista moçambicano a quem chamou inclusive de presidente e irmão trouxe um no alento à saúde do quadro político do país, na medida em que o deixou satisfeito e num próximo encontro os assuntos hoje debatidos serão aprofundados.

Para o efeito, segundo Dhlakama, o presidente precisa de tempo para efectuar consultas assim como ele necessita de aconselhar-se com os membros do seu partido, porquanto eles não são donos do país para decidir e dizer hoje que a solução é esta para um certo problema.

Na ocasião, Dhlakama foi confrontado sobre a continuidade ou interrupção da digressão que tem estado a efectuar pelas províncias das zonas centro e norte, onde promete aos militantes e simpatizantes do seu partido criar uma região autónoma, porque para além de considerar injustos os resultados apresentados órgãos eleitorais, disse que saiu vitorioso nas 5/a eleições democráticas.

O líder da Renamo disse que interrompeu a digressão e as questões que tinha na manga foram colocadas e ouvidas no encontro com o presidente, por isso afirma que saio desta sala muito satisfeito e sei que teremos soluções como moçambicanos e como irmãos, como sempre fizemos desde que democracia foi introduzida em 1992.

O encontro de hoje entre o presidente moçambicano e o líder da Renamo é o primeiro desde que o país acolheu as 5/a eleições gerais, havidas em Outubro do ano transacto nas quais Nyusi saiu vencedor.


Fonte: AIM – 07.02.2014

Sem comentários: