quinta-feira, agosto 02, 2012

O que é uma Ditamole?

Por Egídio Vaz

"Ditamole": é um termo usado na área das ciências sociais e políticas (inclui-se o direito) que surge nos primórdios do séc. XXI para caracterizar regimes políticos “aparentemente” democráticos mas que guardam no seu âmago uma ditadura sensível e responsável pela exclusão dos cidadãos em várias vertentes.


As características principais da Ditamole são: redução ao mínimo das opções ideológicas porém, manutenção formal das liberdades que na prática dificilmente são exercidas efetivamente; um regime de democracia política combinado com fascismo social (ineficiência INDUZIDA na distribuição da riqueza, resultando na sua concentração em determinadas mãos específicas e alinhadas com o regime; acentuadas desigualdades sociais e de género; pobreza extrema, exclusão e fragmentação dos partidos da oposição e sociedade civil); vigilância permanente sobre a produção do conhecimento, do debate académico e da investigação universitária; triunfo dos guardiões do templo. 

A Ditamole difere da Democradura que em termos gerais consiste na “suspensão da constituição, na vertente dos direitos de cidadania; quando os governos apenas conferem a participação dos cidadãos em aspetos inúteis da mesma, v.g as eleições.

A leitura ou releitura da entrevista que o Professor Antonio Francisco concedeu ao Canal, pode ajudar a tornar inteligível o conceito que aqui quis deixar. 

Fonte: mural do autor (facebook)

Sem comentários: