quinta-feira, agosto 02, 2012

Estudantes da UP queixam-se de cobranças injustas

Alguns estudantes da Universidade Pedagógica (UP) queixam-se de serem burlados dinheiro pela sua instituição académica, alegadamente para financiar o X Congresso do partido Frelimo, a ter lugar em Pemba, capital de Cabo Delgado.

Os mesmos dizem que cada um é obrigado a pagar uma taxa de 200 meticais sem que a universidade tenha dado clara explicação do que resulta a obrigatoriedade de pagar um valor acima do recomendado.
Trata-se de quatro estudantes que, ontem, contactaram o “O país” para falar em nome de todos que, neste momento, pagam as propinas para as aulas do segundo semestre.
Conforme explicam, por cada semestre os alunos são obrigados a pagar, de uma só vez, uma taxa de 200 Mt para o pagamento de cartão e de internet que usam durante as aulas. Entretanto, este semestre, para além dos 105 Mt que são exigidos para o pagamento das inscrições das disciplinas a frequentar, foram obrigados também a pagar mais 200 Mt, valor esse que não pode ser de pagamento de internet, uma vez que esta é paga uma vez por ano e o pagamento já foi efectuado ao início do ano. Recorrendo ao Departamento Jurídico, o seu responsável, apenas identificado por Afonso, não foi capaz de dar uma explicação.

Fonte: O País – 02.08.2012

Sem comentários: