sexta-feira, agosto 03, 2012

China abre nova linha de crédito de 20 biliões USD para África

Em cúpula com 50 nações africanas em Pequim, o presidente Hu Jintao disse que os empréstimos são destinados a infra-estruturas, agricultura e pequenos empresários africanos. O valor será disponibilizado nos próximos três anos e tem como objectivo aumentar ainda mais o comércio na região.

O presidente chinês, Hu Jintao, anunciou uma linha de crédito de 20 biliões de dólares para o continente africano. O valor é três vezes maior do que o dinheiro disponibilizado actualmente.
Numa cúpula com 50 nações africanas em Pequim, o presidente Hu Jintao disse que os empréstimos são destinados a infra-estruturas, agricultura e pequenos empresários africanos.
O valor será disponibilizado nos próximos três anos e tem como objectivo aumentar ainda mais o comércio na região.
O país asiático já é o maior parceiro comercial do continente africano. Em 2011, a troca alcançou 166 biliões de dólares americanos.
Hu Jintao revelou o número durante seu discurso de abertura da cúpula no Grande Palácio do Povo, na capital chinesa, onde compartilhou o palanque com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e os líderes de África do Sul, Guiné Equatorial, Benin, Djibuti, Quénia, Cabo Verde, Níger e Costa do Marfim.
Além disso, pelo menos 200 representantes governamentais de quase todos os países do continente africano presenciaram a alocução do presidente da China, que não mencionou quais os países que serão beneficiados por essa linha de crédito, nem quais as condições do acordo.

Fonte: O País online – 03.08.2012

Sem comentários: