terça-feira, janeiro 04, 2011

Parlamento Juvenil: “Distrito deve ser o pólo de desenvolvimento democrático”

Segundo o Jornal O País online, Salomão Muchanga, presidente do PJ, afirmou que o Parlamento Juvenil que congrega mais de 120 organizações juvenis espalhadas pelo país vai centrar as suas atenções, em 2011, nos distritos, por forma a transformá-los em pólos de “desenvolvimento democrático”, estabelecendo assim uma cidadania activa nos jovens.

Fonte: O País online - 04.01.2011

Reflectindo: Esta é uma óptima ideia para que a democracia entre em prática. Sou da opinião que o Parlamento Juvenil tem que procurar em colher mais ideias concretas de como pôr essa ideia em prática. Muitas dessas ideias existem no país, por exemplo, no site do Konrad Adenauer Stiftung tenho encontrado manuais que se podem capitalizar. Mais sugiro que as escolas se privilegiem.

9 comentários:

Julio Mutisse disse...

Mais do que colher as ideias, temos que nos preocupar com as accoes subsequentes... sera que o sumo dos nossos debates, em todo o lado, expurgadas as banalidades, eh usado para algo? Isso deve nos preocupar.

JOSÉ disse...

"sera que o sumo dos nossos debates, em todo o lado, expurgadas as banalidades, eh usado para algo? Isso deve nos preocupar".

Excelente questão!

Reflectindo disse...

Mutisse,

Colher ideias inclui os nossos debates em todo o lado. Aliás, é com a dúvida sobre se o que debatemos tem sido usado para quem o devia que coloco, colher ideias. Penso que se soubessemos que algo é útil, podiamos fazer mais.

Julio Mutisse disse...

Os nossos debates sao importantes. Tenho dito que creio que somos visitados nos nossos blogs e outros espacos de debate e que, de alguma forma, fruto desses debates, influenciamos alguns posicionamentos.

Mal dos governantes se ignorassem estes espacos e todos os outros que vao surgindo e continuarao a surgir. Sao espacos elitistas sim, que pouca gente tem acesso (olhando o universo mocambicano de 20 milhoes de pessoas e os que tem acesso a internet) sim, mas por aqui (digo blogosfera) circula a nata de alguns dos mais qualificados filhos desta patria so isso ja os confere relevancia.

Tem que nos preocupar aumentar a influencia dos nossos debates aqui nas decisoes que sao tomadas, elevando o nivel do debate, eliminando as criticas do bota abaixo privilegiando uma abordagem que inclua propostas de solucoes para um pais que eh de todos.

Face a forma como debatemos, face a forma como dizemos as coisas, face aos nossos estilos, ao nosso passado, ao nosso presente etc, deve nos preocupar se o sumo (por pouco que seja) que se retira dos nossos debates, em todo o lado, expurgadas as banalidades, eh usado para algo.

Eu creio que sim, mas poderia ser muito mais; mas tudo isso depende de nos.

Abdul Karim disse...

Boa Julio !

Acredito que sumo dos nossos debates nao 'e usado.

Primeiro porque acho que nao existe de facto "interesse" em ver as discussoes nos Blogs como algo realmente util,

Depois porque tambem "infelismente" as ideias muitas vezes apresentadas sao vistas em funcao das pessoas que apreentam ( preferencia partidaria, cor , etnia, etc), e nao em funcao da propria ideia e sua "utilidade" para o Pais,

E 'E tambem por isso que digo que temos que ser mais unidos, nos somos um activo do pais, mas Juntos acredito que temos capacidade para muito mais do que ate agora aqui "produzimos",

Quando digo que aqui "produzimos" 'e porque realmente produzimos muitas ideias ( em todo lado, na "nossa blogosfera", com grande margem para "aproveitamento", embora acredito que se Jogarmos Juntos e Unidos, poderemos surprender-nos com o nivel de resultados reais e tangiveis que se podem atingir,

Abdul Karim disse...

Julio,

O meu comentario acima 'e em relacao ao teu primeiro comentario,

Em relacao ao teu segundo comentario, estou perfeitamente de acordo,

Saiwala Mic disse...

Eu penso que os nossos debates de alguma forma servem para alguma coisa.
ora, apesar de alguns decision makers aparentemnte distanciarem-se deles (debates), a sua forma de agir nalgum momento e condicionada atraves dos debates.
por outro lado, eles estimulam em nos nao so a perspectiva criticar o que estiver errado, mas um dominio pleno da realidade do nosso pais gracas as varias opinioes.
Se calhar o que falta neste momento, e descobrir-mos alguma forma de fazer com que eles sirvam na sua plenitude.

a todos welcome 2011.
Pazz

Reflectindo disse...

Minhas sinceras desculpas, descobri que a postagem não tinha título.

Ainda bem que não estamos sós aqui na blogsfera e noutros lados de discussão. Sempre acreditei que temos visita de quem pode aproveitar algo do que debatemos, nem que seja para nos conhecer pelo nosso fio de pensamento, independemente se deixa ou não comentários. O que será difícil é como avaliar quantitativa e qualitativamente esse uso, o que nos permitiria o aumento da produção.

É evidente, que algumas vezes se nota o uso e não uso.

Também acho que a utilidade vai até à dissiminacão do que debatemos e julgo que a intencão do Parlamento Juvenil é promover e desenvolver debates democráticos a partir da base - distrito. É uma ideia excelente, mas que haja consciência que é muito mais difícil do que quando o debate é na STV, TVM ou TIM, etc.

Por outro lado, uma das maneiras de chegar rapidamente à aldeia é discutir com o Ministério de Educação sobre o desenvolvimento da democracia nas escolas. Na minha opinião, isso deve partir do desenvolvimento da gestão democrática na escola. Ano passado introduziu-se a eleição de chefe de turmas – um bom início. É também necesário o estudo do currículo e programas do ensino para incluir aspectos democráticos.

V. Dias disse...

Visto

Passa

Zicomo