quinta-feira, setembro 02, 2010

Barricadas ameaçam de novo a calma em Maputo. Conselho de Ministros reunido de emergência

Novas barricadas e um tiroteio ameaçam, hoje, quinta-feira, a calma restaurada durante a noite nas ruas da capital moçambicana, Maputo. O Conselho de Ministros moçambicano está reunido de emergência.
Barricadas, tiroreios e pneus queimados estão a ameaçar novamente a normalidade restaurada durante a noite, depois dos confrontos de ontem em Maputo que segundo a Agência de Informação de Moçambique fizeram 10 mortos e cerca de 80 feridos.
Informações não confirmadas dão conta de mais um morto e vários feridos nos confrontos registados hoje, quinta-feira. Um forte tiroteio registou-se hoje manhã em Maputo, na Avenida Julius Nyerere, entre Magoanine e Xiquelene. No local está um grande contingente policial, da Polícia da República de Moçambique (PRM) e da Força de Intervenção Rápida.
Na periferia da capital moçambicana, há notícia de desacatos pontuais, mas que estarão a ser controlados e vigiados pelos agentes da polícia.
Em Maputo, não circulam transportes públicos, não há venda de rua e quase não se vêem pessoas.
Decorre a esta hora um Conselho de Ministros Extraordinário, do qual deverão sair medidas para fazer face à actual situação de instabilidade.

Fonte: Rádio Moçambique - 02.09.2010

Reflectindo: Só depois de reuniões do partidão é que o Presidente da República reune o Conselho de Ministros. Jeremias Langa e outros observadores têm razão: "inaceitável sobreposição que se continua a fazer do partido Frelimo em relação ao Estado e ao governo...no auge da crise, quando todos ansiavam por uma palavra de conforto do mais alto magistrado da nação, foi o porta-voz do partido Frelimo que veio falar primeiro, em pose de estadista. Seguiu-se o ministro do Interior e, finalmente, numa lógica tão inaceitável quanto intrigante, o Chefe de Estado, bem já ao princípio da noite, quando o caldo há muito estava entornado! É inacreditável!" (Langa, Jeremias)

8 comentários:

V. Dias disse...

Terá efeitos paliativos.

Nada mais do que isso.

Zicomo

Laude Guiry disse...

Se Guebas for serio, ira fazer uma cabeca rolar para a satisfacao do povo. Nos queremos Pacheco - a demissao de Jose Pacheco

Abdul Karim disse...

Laude,

So Pacheco ? 'e pouco.

Estas a pedir pouco, sobe a parada.

Anónimo disse...

De acordo com a Cruz Vermelha houve pelo menos três mortos e vários feridos hoje. Mais uma vez a policia disparou com balas reais as crianças e jovens. Esta vergonha está a ser financiado pelos doadores do grupo G19, que contribuam com milhões de dólares directamente as agressões da polícia contra o Povo. Até quando?

Paulo

V. Dias disse...

A demissão seria de todo o governo.

E punhámos lá o Karim a governar. Aqueles primatas já não servem o povo. Não servem os interesses do povo.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

Eu nao quero governar, eu quero sempre ajudar os sem voz, sempre defender o crescimento e desenvolvimento do Nosso Pais, sustentando-o no Desenvolvimento Humano.

Eu quero ajudar, nao quero governar.

Abdul Karim disse...

SIM, e o G19, com o seu silencio cumplice, financiando sempre.

Abdul Karim disse...

SIM, e o G19, com o seu silencio cumplice, financiando sempre.