terça-feira, setembro 14, 2010

Guebuza dirige hoje Conselho de Ministros alargado a governadores e oposição

Na presidência da República

Consta que para além dos membros do partido Frelimo, o governo convidou também representantes de partidos da oposição e forças vivas da sociedade civil
O Presidente da República, Armando Guebuza, dirige hoje, na Presidência da República, uma sessão do Conselho de Ministros alargada a outros quadros, com destaque para funcionários seniores do Estado, governadores provinciais e elementos ligados à máquina central do partido Frelimo.
Ao que apurámos, trata-se de uma sessão que visa essencialmente uma reflexão em torno das causas que originaram as manifestações violentas de 1 e 2 de Setembro, nas cidades de Maputo e Matola, com alguma tendência de se alastrarem para alguns centros urbanos espalhados pelo país.
Trata-se de uma sessão onde Armando Guebuza irá procurar pôr a máquina governativa alargada a reflectir em torno da revolta popular de 1 e 2 de Setembro.
Mais: Guebuza pretende desafiar os participantes a procurarem mecanismos tendentes a consolidar as medidas anunciadas pelo executivo logo após as manifestações violentas, como parte dos esforços visando aliviar o custo de vida aos moçambicanos.
Esta reunião pode ser também encarada como parte da nova estratégia de comunicação adoptada pelo governo, no sentido de se mostrar sensível ao sofrimento do povo e mais aberto à critica construtiva. Aliás, muitos analistas consideram que a falta de diálogo aberto entre os governantes e governados serviu também de motor das manifestações.
É por isso que Armando Guebuza decidiu convidar, além dos membros do Governo, figuras destacadas do Estado, do partido Frelimo, da sociedade civil, bem como de partidos políticos da oposição.

Modelo vem do primeiro mandato

Na verdade, este conceito de Conselho de Ministros alargado não é novo. Foi introduzido por Armando Guebuza no decurso do seu primeiro mandato.

Fonte: O País online - 14.09.2010

Reflectindo: 1) a ser verdade que representantes da oposicão e da sociedade civil foram convidados ao Conselho de Ministros alargado, podemos considerar alguma mudanca na atitude do governo da Frelimo e sobretudo de Armando Guebuza. E há dúvidas que a pressão das críticas à falta de diálogo dão algum efeito positivo?
2) esperamos saber da atitude dos representantes da oposicão e da sociedade civil. Será que dizem ou disseram ao governo as verdades como é de esperar?

11 comentários:

V.Dias disse...

Boa observacao, Reflectindo.

Vamos esperar que sim, que o Guebuza tenha aprendido. Seria uma inovacao.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Sim, tambem acho.

Vamos esperar, talvez haja solucoes.

Esta ficar simpatico, o guebuza,

Eu tambem recebi convite, pra embaixada no dia 29, vem ai uma grande comissao de "empresarios de sucesso", com guebuza,

Infelismente nao acho que vou poder estar, tenho estado um pouco ocupado com meus problemas, passaportes que nao me querem dar, emprego dos trabalhadores, salarios, multas, pirataria da minha marca, que esta me dar prejuiso,

Humm, nao sei se vou conseguir chegar la,

Esta dificil vida,

Depois 'e so greves, loja esta fechada na greve, nao ha mola, nao dao subsidio, querem mandar fiscalizacao, muitas preocupacaoes,

Humm, complicada vida.

Reflectindo disse...

Vamos ver quem nele participou, como foi a interaccão, isto é a postura do PR e dos participantes.

A ser verdade, é bom, mas sempre sendo o fruto dos críticos e não bajuladores. Pois que foi o tudo está correr bem que estagnou o diálogo e a democracia em Mocambique.

Ismael Mussa disse...

Nao e verdade que a oposicao tenha sido convidada. Que eu saiba o MDM nao foi convidado e soube que a RENAMO tambem nao foi convidada. Resta saber a quem se referem quando se fala da oposicao neste evento.

V.Dias disse...

Karim,

Mande os ver se la fora ta a chover. Eu NUNCA aceitei a nenhum convite desses. Muuda de nacionalidade para a terra do meu pai Djongue - Zimbabwe.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Sim Viriato,

Vai ser dificil pra mim, chegar la, tambem.

Parece aranjaram forma de inclusao na exclusao.

Esta bem, Ismael.

Humm, deixa andar.

Problemas ideologicos de exclusao, sao dificieis de resolver.

V.Dias disse...

Hum, eu ja estava a desconfiar da bondade. Guebuza de dialogo nao gosto mesmo. Sao todos Xiconhocas.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Humm,

Sao mesmo.

Reflectindo disse...

Caro Mussá

Muito obrigado. Espero que nos dês algumas informacões sobre esse "Conselho de Ministros alargado". Será interessante em saber quem foram os convidados a essa sessão.

Reflectindo disse...

Está bem claro agora. Foi mais uma sessão do Comité Central da Frelimo custeado pelo Estado Mocambicano.

Guebuza não melhora.

Anónimo disse...

molto intiresno, grazie