sábado, setembro 11, 2010

As Acções do Grupo de choque

Tenho experiência da acção de campanha do grupo de choque. Desde 2002 que fui activo no Imensis. que providencia ou providenciava os melhores serviços aos internautas moçambicanos, senão a todos os falantes da língua portuguesa.
Na Comunidade imensis há diferentes fóruns para diferentes assuntos. Até início 2007 não era necessário registar-se para participar dos debates ou lançar/editar um tema. Mesmo nos comentário das notícias, o Imensis não fazia moderação/censura. Eu adorava aquele espaço.
Entretanto, a partir dum certo momento, provavelmente em 2005, após as eleições gerais de 2004, começou uma campanha de sabotagem e ela consistia em insultos, discursos racistas, insinuações e falsificação de nicks sobretudo daqueles utentes que eram alvos do grupo de choque. O Imensis foi tomando medidas que visavam acabar com a campanha, mas pareceu-me que o efeito foi da morte daquele valioso espaço - comunidade imensis. Felizmente, o espaço para comentários das notícias está ainda muito vivo.
Sei que o grupo de choque tentou fazer sombra ao imensis, mas que acabou não logrando nada.
Talvez tenha sido pelo esmorecimento da Comunidade Imensis que muitos blogs dedicando-se à discussão da vida política e social de Moçambique se desenvolveram. Porém, não tardou que uma guerra na blogsfera eclodisse.
Após as eleições gerais de 2009, o grupo de choque lançou uma campanha contra o Reflectindo sobre Moçambique, lançando insultos, discursos racistas e ou de Nós e os Outros, insinuações e falsificação de nicks, inclusivé, o grupo de choque chegou de criar um blog com o meu nome para com ele fazer passar comentários sem nexo em meu nome.

11 comentários:

Jonathan McCharty disse...

Reflectindo,

A natureza palhaça dessa estirpe é sobejamente conhecida!! Começo a concordar com o Karim, quando diz que o problema deles é QI baixo!

Abdul Karim disse...

Jonathan,

Por favor, nao 'e baixo, eu nao disse que 'e baixo,

'E Baixissimo !

QI deles 'e Baixissimo, Mano.

Reflectindo disse...

É difícil não chegar a essa conclusão, porque desde o Imensis nunca compreendi como o grupo de choque recorre a golpes baixos. No pior é que mesmo no terreno são assim como se assiste nas campanhas eleitorais. São os que provocam adversários arremessando pedras.

V. Dias disse...

Pessoalmente passei por isso.

Fizeram-se passar por mim pedindo que certas instituições os apoiasse financeiramente, como disse, em meu nome. São cobardes que acabam sempre na sarjeta. Força aí Reflectindo.

Zicomo

Abdul Karim disse...

A escola deles 'e assim, eles sao ensinados assim, os idelos deles sao assim,

Ve com atencao a AR, vais ver como agem la aqueles mais velhos deles,

E ve como eles agem,

Nota a actuacao deles desde da primeira legislatura, repara na campanha eleitoral das ultimas eleicoes, repara nos tipo de comunicacao do jornais domingo e noticias na altura das eleicoes,os prenuncioas do macucua, expoente maximo de imagem deles,

Eles sao educados assim, para permitir os lideres deles manterem-se no poder, os idelos deles os ensinam a ser mal educados, mal criados e racistas, impedem eles de desenvolverem o seu proprio QI, e usam muito material de comunicacao para impor esse tipo de actuacao.

Essa actuacao e pensamento atrofiado, esta enraizado de tal maneira que temos bandeira com AKM, educou-se a gostar de AKM, veja os textos e expressoes do novo "ministro kalasnikov", e foi selecionado por isso, veja actuacao do pacheco, de disparar de matar, asfixiar, auto-proclamam-se cobras e sentem orgulho por isso, orgulho por ser mambas e por elas serem venenosas,

Voces podem achar estranho, mas tem razoes muito proprias para Mocambique ser um dos ou o pais com mais baixo indice de desenvolvimento do mundo,

Um pais nao se torna pior do mundo, sozinho, sem que haja condicoes para tal, ou que tenham sido criadas condicoes para tal.

V. Dias disse...

"Um pais nao se torna pior do mundo, sozinho, sem que haja condicoes para tal, ou que tenham sido criadas condicoes para tal."

Plenamente de acordo, Karim.

Fernando Gil disse...

Absolutamente solidário.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE

Anónimo disse...

Amigo Reflectindo,

Estou registrado na IMENSIS desde Maio de 2006. Eu acho que o “grupo de choque“ (na realidade um triste grupinho de acadêmicos) sofre uma forma e paranóia, caracterizada por delírios de perseguição e conspiração. Nos anos passados alguns novos membros da Comunidade IMENSIS foram considerados invasores no espaço tradicional dos camaradas. Os Jekylls e Hydes da democracia comportam se como cães de guarda e atacam quem não se subordina os seus pontos de vista ideológicos. Alguns deles copiam o comportamento do partido, atacam ou intimidam supostos inimigos. Devida a sua condição intelectual (na realidade um complexo de superioridade) os Jekylls e Hydes combatem e desacreditam opiniões adversas na Comunidade IMENSIS.

Mas para a minha surpresa depois de alguns meses os protagonistas do grupo desenvolveram comportamentos depressivos. Eles se sentiram negligenciados, não confiam em si mesmo nem em outros. Mesmo o tráfico de influência não resultou em nada. Em outras palavras, os Jekylls e Hydes da democracia não foram capazes de dominar o “território”. Em resultado, o grupo cedeu o Fórum de discussão. - E a minha conta no Fórum continua muito activo. A página web da Comunidade IMENSIS è um lugar de preferência dos jovens e das pessoas com nível alta de formação. A website continua uma dos mais visitados do país. Só as contribuições para o tema “Zimbabué” atraíram 60 mil de visitantes durante os últimos 3 anos. Por isto todos os amigos da livre expressão e da pluralidade de opiniões são convidados a “invadir” o valioso espaço da Comunidade IMENSIS. Juntos podemos promover o debate acerca de problemas e temas, que exigirão discussões mais profundas. Como se sabe as novas tecnologias de comunicação levam à diversificação e ampliação das capacidades comunicativas.

Um abraço solidário
do Oxalá

Reflectindo disse...

Obrigado, amigo e conterrâneo Fernando Gil

Um abraço

Reflectindo disse...

Amigo Oxalá

No Imensis não consegui identificar o grupo de choque. Entretanto, eu fui um dos seus alvos. Em 2004, começou o grupo a falsificar o meu nick em diferentes fóruns. Não tendo o que fazer, optei por um outro depois de avisar. Contudo, isso não sossegou ao grupo que depois de alguns meses, em 2005, começou a fazer o mesmo com o novo nick. Nessa altura estava tudo aliado a um discurso racista, para além da residência. Dessa vez, logo que me apercebesse da falsificação do meu nick, passei a escrever para o administrador pedindo-o para eliminar o comentário. E isso era frequente. Penso que foi quando se se criou mais um fórum paralelo sendo o novo para opção de registos. E quando se eliminou o antigo, mais tarde ficou o novo para registo obrigatório em todos os os temas menos no geral.

Na verdade, o Imensis é um espaço excelente. Apenas me parece que muitos moçambicanos têm muito receio ao registo. Essa foi a causa de muitos terem terminado de participar dos debates. Não sei do que muitos têm medo.

Embora eu seja alvo de membros e simpatizantes do partidão, e, ainda este grupo seja mais extenso a questão não se limita aí. Por isso até podia merecer um estudo. Por acaso para quem tiver atenção pode notar que os grupos de choque existem na Assembleia da República, como Karim disse, e, actuam muito nas sessões das assembleias municipais.
Aquando os ditos debates públicos sobre a lei eleitoral 2007 foram os grupos de choque que deram cobro ao dito público. E isto pode nos sugerir que o debate sobre a Revisão da Constituição da República pode vir seguir o mesmo caminho o que será muito mau.

Abraço

Nota: aqui no Reflectindo, sempre que eu desconfiar que um comentário é do grupo de choque, elimino-imediatamente. Sou da opinião que nunca devemos ter medo de tomar a medida que achamos correcta ainda que isso seja do nosso direito.

Abdul Karim disse...

" E isto pode nos sugerir que o debate sobre a Revisão da Constituição da República pode vir seguir o mesmo caminho o que será muito mau."

Concordo contigo Reflectindo,

Os grupos de choque querem incediar o pais, isso pode ser muito mau.