sexta-feira, setembro 17, 2010

Embaixador em Portugal: Moçambicanos precisam de uma formação cívica adequada

O embaixador moçambicano em Lisboa sublinhou a necessidade de continuar a melhorar a qualidade do ensino em Moçambique para garantir às populações uma formação cívica adequada, e dessa maneira também poder reduzir, em parte, o risco de manifestações violentas.
Miguel Mkaima, que falava no 3.º encontro de escritores moçambicanos na diáspora, que decorre até sábado em Lisboa, destacou os "progressos" alcançados no sistema de ensino moçambicano – no âmbito da "expansão escolar que está por concluir" –, mas reconheceu que "ainda há muito por fazer", sobretudo "no que diz respeito ao melhoramento da qualidade do ensino e da formação cívica e ética" das pessoas.
No entender do antigo ministro da Cultura de Moçambique, garantir às crianças "uma cada vez melhor aprendizagem é fundamental", também para "reduzir, em parte, o risco de se voltarem a repetir reacções violentas" como aquelas que aconteceram no início de setembro.
"Independentemente das razões e dos problemas que afligem as pessoas, uma atitude agressiva sempre afasta da razão. Não é proibido zangar-se, todos podemos fazê-lo, mas quando esta zanga é acompanhada de uma falta de ética, aí todos perdemos", afirmou.
Apesar de "conseguir perceber a frustração das pessoas", o embaixador de Moçambique em Lisboa criticou as manifestações violentas contra o agravamento do custo de vida que no início deste mês resultaram na morte de pelo menos 18 pessoas, segundo fontes clínicas (o Governo só reconhece 14 mortes), detenção de mais de 280 e ferimentos em mais de 500.
É "preciso medir a nossa maneira de agir na sociedade, e é ali que a educação e formação que recebemos desempenha um papel fundamental", pelo que "isto deve ser discutido nos currículos educacionais", sustentou.
Para Mkaima, o facto de Maputo ter congelado os aumentos de bens essenciais e ter anunciado subsídios para manter inalterável o preço do pão "demonstra uma clarividência por parte do Governo em compreender a situação de vida das populações, sobretudo dos mais frágeis".
"Não considero que essas manifestações tenham sido uma clara indicação da violência da sociedade moçambicana, se fosse, não teríamos tido essa calma nos dias seguintes", referiu Mkaima, lembrando que é preciso olhar para este tipo de situações com um "olhar global", já que também acontecem em outros países, mesmo na Europa.
Dirigindo-se aos escritores moçambicanos presentes no encontro, o responsável salientou a importância que estes desempenham na promoção da escrita, bem como na transmissão de valores cívicos, éticos e da disciplina, "elementos fundamentais" para a educação das crianças e jovens.
"Em Moçambique, precisamos de ter comportamentos éticos, uma maneira de ver, pensar e de agir na sociedade. É aqui os escritores desempenham um papel fundamental", afirmou.

Fonte: Notícias Sapo - 17.09.2010

Reflectindo: quero crer que o embaixador tenha feito um diagnóstico mas que tenha dito o politicamente correcto. Ora, imaginemos que o embaixador tivesse começado a apontar o caso recente do cerco (prisão domiciliaria) da casa de Hermínio dos Santos, passando à detenção e julgamento do mesmo, ameaças do porta-voz da PRM à manifestação, para terminar na manifestação violenta. A quem se daria prioridade para uma educação cívica para evitar o que aconteceu nas manifestações últimas?
Concordo claro com o muito que o embaixador disse, mas não é tudo, pois que ele disse apenas o que é permitido que ele diga.

20 comentários:

V. Dias disse...

Ha com cada tese, epa...

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

Ha distorcao no significado das palavras, na defenicao.

A etica do embaixador, nao 'e igual 'a tua etica.

V. Dias disse...

Hehehehe, hoje estás inspirado, eu sinto. Então como vai a índia hoje? Eu já estou nos meus aposentos e com uma pilha de trabalho por fazer...

Zicomo

Abdul Karim disse...

India esta andar, estamos no outono, coisa que eu tinha ouvido falar mas nunca tinha vivido,

Chove a todos dias, mas nao faz calor de matar.

V. Dias disse...

Então o Gruveta disse que nãoé rico, mas não disse o que era!!!

Zicomo

Abdul Karim disse...

Ele fintou-me,

Ele Zambeziano ?

Zambezianos que eu conheci, pessoalmente, sao pessoas com um nivel intelectual alto.

Tudo bem algumas circuntancias podem nos levar a certas situacoes menos correctas, ou eticas, no teu sentido etico nao do embaixador,

Mas ele tinha obrigacao de defender a Zambezia com mais garra,

Ele ainda diz tem muita madeira, nao acabou.

Ao menos tem senso de humor.

Ele 'e pobre com dinheiro, mais pobre que o Povo dele, podia ser rico, mesmo sem dinheiro.

Sao sempre opcoes de cada um,

Fazer o que ?

V. Dias disse...

Se Gruveta continuar a atacar os seus camaradas vamos promovë-lo a selecção, o que achas??? Assim os Neves, etc param de uma vez por todas a pensar que cá reina o racismo político. Não há apartheid nesta selecção. Este "Reflectindo" não dorme, contrariamente a "outros" blogues que quando chega o final de semana fecham as portas aos leitores e só acordam nos dias de trabalho...E depois dizem que aqui há segregação racial ou de opinião. Manda ver se está a chover...

Zicomo

Abdul Karim disse...

Se ele comecar a defender a Zambezia a serio, e dar uma tchova como deve ser aos camaradas dele,

Eu sou capaz de considerar a tua proposta pra seleciona-lo.

Nao me abstenho de seleciona-lo, nas condicoes acima.

Anónimo disse...

Por favor, não metam este na selecção...

É um adepto da pena de morte, um matador...

Já se esqueceram das execuções a mando dele, no estádio de Quelimane?

Não estraguem a selecção, que está tão bonita...

Abdul Karim disse...

Selecionador,

A Nossa claque 'e exigente,

Nao vamos meter agora, vamos ver como o Gruveta se sai, se nao a nossa claque vai ficar chatiada.

Depois insatisfacao de massa associativa, adepta e claque, nao 'e Bom.

Primeiro observar preformance dele,

Depois investigar Bem.

Eu nao sei o que aconteceu em Quelimane,

Ele 'e assassino ?

Ai nao tem chance, se 'e assassino, nao pode mesmo, 'e contra regulamentos internos.

V. Dias disse...

São Paulo era um assassíno, mas se converteu. Penso que ele está a caminho. O Aloni e meu pai não diziam mal dele, do Gruveta, curiosamente. Vamos perdoá-lo e seleccioná-lo. Eu lanço o desafio a outros jogadores...

Zicomo

Abdul Karim disse...

Voce 'e Selecionador,

Voce que manda, eu confio em ti, voce nao custuma falhar,

Quero ver performance do Gruveta primeiro,

Depois emito minha opiniao.

Abdul Karim disse...

Vamos a fazer assim,

Vou abrir um item na constituicao da Seleccao : casos pra anlise e decisao posterior, diferente de Jogadores em Observacao, porque ai sao talentos em estudo.

E metemos o Gruveta la, pra analise e decisao posterior.

OK ?

V. Dias disse...

Gruvuta seleccionado...

Palmas

Ouvem-se palmas

Zicomo

Abdul Karim disse...

Confirmado,

General Gruveta Selecionado,

Pra Jogador Em Analise e Decisao Posterior.

Confirmado.

Abdul Karim disse...

Ultimo Up-Date da Seleccao no que toca a possiveis reforcos:

Individuais Em Observacao:
1- Estevao Mabjaia
2- Laude Guiry
3- Abdul Carimo Sau
4- Tony Manna
5- Milton Machel

Jogador Em Analise e Decisao Posterior:
1- General Gruveta

Abdul Karim disse...

As Rolas Voam ! As Rolas Voam ! As Rolas Voam !

'E A Seleccao Nacional de Mocambique !

A Voar !

Reflectindo disse...

Viriato,

Ao contrário de alguns eu uso apenas o meu tempo livre ou pelo menos o tempo da minha família e meus meios pessoais para blogar.

Abdul Karim disse...

Adjunto Reflectindo,

O Selecionador vai falar com patrocinador, pra melhorar condicoes de trabalho,

Eu confio no Selecionador, ele 'e preocupado com essas coisas, melhorar condicoes de trabalho.

Essa seleccao funciona full-time, incluido domingos, ferias e feriados.

Anónimo disse...

Se o selecionam só pro aquilo que disse correm um sério risco. Tem o cota Gruveta um empresa de construção que apesar de fazer um trabalho de péssima qualidade bem confirmada, vai ganhando concursos em Quelimane. Uma das obras(a pior) foi a reabilitação parcial da Escola Indistrial e Comercial 1 de Maio.. Vamos lá ter cuidado com oque esses homens dizem. Dizem à imprensa indepenndente e não a estatal porque será? E não nas alargadíssimas sessões do governo, porque será.