quinta-feira, junho 03, 2010

A TribunaFax sobre o caso Bachir do Grupo MBS

Clique aqui e leia artigos do ATribunaFax edição n°1216, 3 de Jun ho de 2010, com os seguintes títutos:

  • Apoiante da Frelimo na lista negra do narcotráfico
  • Bachir Sulemane e as campanhas da Frelimo
  • Ninguém vai atrever-se em investigar Bachir Sulemane

2 comentários:

V. Dias disse...

“Para os malandros, Deus reserva sempre um dia especial. Então é que são elas…” Disse Arrone Fijamo Cafar, meu ídolo.

Vi com alguma apreensão a conferência de imprensa que o Sr. Bashir deu à comunicação social.

A cadeira dele, enquanto se dirigia aos jornalistas, parecia baloiço. Seu nome foi citado pelo próprio meia dúzia de vezes, tal era a defesa de uma barata tonta que, no dizer de Fijamo, citando uma passagem do seu livro “Ecos de Inhamitanga”, este remata:

“Todos nós sabemos o que a barata faz quando se a surpreende danificando, no armário, os objectos de grande estimação.

Sabem amar, sorrindo, terríveis sarilhos para os outros, por vezes inocentes, mas, QUANDO A VERDADE SE DESCOBRE E SUSPEITAM A EMINËNCIA DUM CASTIGO MERECEDOR SOBRE O CRIME DAS MALDADES QUE PRATICAM, INDECENTEMENTE, DESATAM NUM PEDITÓRIO VERGONHOSO PARA UMA CÖDEA CLEMENTE. NÃO QUEREM NEM POR BAIXO PREÇO AQUILO QUE DESEJAM PARA OS OUTROS”.

Uma conferência de imprensa à comunicação social não basta para sossegar os moçambicanos do facto de um patrício nosso estar a ser acusado pelos EUA de ser um Barão da droga.

É preciso que haja um trabalho de fundo da Justiça moçambicana por forma a se apurar até que ponto um “irmão nosso” está a ser vítima de uma cabala, porque, caso contrario, não nos esqueçamos, é o nome do país, de Samora, de Mondlane e até mesmo de Dhlakama e de todos aqueles que se bateram e ainda batem em defesa dos valores da pátria correm riscos, de ser sujos com ‘matope’ da pior sujeira.

Já ouço vozes a associar as vitórias da Frelimo à mão “criminosa” do acusado, Bashir, e não acho que estejam a cometer um crime de Estado, tal é o poder da especulação.

Quando a Justiça não faz o seu papel de guardião da legalidade, as pessoas são levadas a especular. COSTUMAVA DIZER SEMPRE AOS MEUS ALUNOS, EM NAMPULA, QUE NINGUÉM NEM NENHUM SISTEMA, SEJA QUAL FOR O SEU PODER, PODE CONSTRUIR BARAGENS NAS CABEÇAS DAS PESSOAS, IMPEDINDO-OS DE PENSAR. Haja justiça!!!

Não quero imaginar que depois de um simples bocejo, em desabafo de não encontrar pistas de Osama Bin Ladean, os EUA, num jogo de rodeio ou de ROLETA RUSSA, apontaram o nome de Bashir à toa, há coisas que se escondem uma eternidade, verdades que são caladas por mil anos, etc., mais o tempo, este que é o melhor professor, acaba sempre por nos brindar com a verdade.

Termino com mais uma frase do meu grande ídolo Arrone Fijamo Cafar: “AS HISTÓRIAS DAS PIORES TEMPESTADES CICLÓNICAS TIVERAM SEMPRE DESAGRADÁVEIS EPÍLOGOS.” A conclusão é livre.

ZICOMO

Reflectindo disse...

Caro Viriato,

Concordo contigo. Concordo com Marcelo Mosse. O nosso Estado, "o Estado Mocambicano, deve agir para fazer justiça usando as leis nacionais. As autoridades judiciais moçambicanas devem urgentemente solicitar à Justiça americana as evidências que ela diz ter contra MBS."
Se os nossos governantes não fizerem isto significa o medo de alguma coisa.