domingo, junho 06, 2010

Ministro francês multado por comentários racistas

O MINISTRO do Interior francês, Brice Hortefeux, foi multado em 750 euros e condenado a pagar outros dois mil euros de indemnização por comentários que fez sobre um jovem activista de origem argelina. O incidente, que foi gravado num vídeo que circula pela Internet, ocorreu em Setembro do ano passado, quando o governante desenvolvia uma conversa descontraída com activistas do partido no poder UMP.
Pouco antes dos comentários de Hortefeux, pode-se ouvir um activista dizendo “Amin (o activista de origem argelina) é católico. Ele come carne de porco e bebe álcool”.
Escuta-se então, imediatamente, Hortefeux a dizer que “ele (o activista de origem argelina) não se enquadra no estereótipo”.
Uma mulher responde: “Ele (o activista) é um de nós... ele é o nosso pequeno árabe”.
O ministro do Interior francês diz então que “nós sempre precisamos de um. É quando se juntam muitos deles que acontecem os problemas”.
Hortefeux defendeu-se considerando que o caso é uma “tentativa vã e ridícula de criar uma polémica”. Porém, o movimento francês contra o racismo rejeita este argumento.
Segundo o correspondente da BBC em Paris, Christian Fraser, a multa está a provocar um grande constrangimento ao Governo e ao Presidente Nicolas Sarkozy, uma vez que ele e Hortefeux têm uma estreita amizade.
Ainda de acordo com a mesma fonte, a gestão de Hortefeux à frente do ministério da Imigração, entre 2007-2009, foi marcada pelo rigor contra imigrantes.
A condenação do ministro foi anunciada na mesma semana, numa altura em que uma pesquisa feita na França revelou que um em cada sete franceses admite ser “pelo menos um pouco racista” e que mais de 25 porcento das pessoas inquiridas consideram os árabes “delinquentes”.

Fonte: Jornal Notícias - 07.06.2010

Sem comentários: