segunda-feira, junho 07, 2010

PAHUMO DESVALORIZA CHAMA DA UNIDADE

-Nova formação política elege órgãos centrais do partido

O Partido Humanitário de Moçambique ( PAHUMO), uma nova formação política no país, considera a Chama da Unidade uma autêntica fantochada da Frelimo e sem qualquer significado científico ou tradicional para o povo moçambicano.
O PAHUMO reuniu-se este sábado, na cidade de Nampula, em assembleia constituinte, acto que culminou com a eleição de Cornélio Quivela, natural Cabo-Delgado, ao cargo de presidente, ao arrecadar cento e vinte e dois votos contra apenas dois do seu adversário, Emílio José Moçambique, oriundo da província da Zambézia.
No seu primeiro discurso, momentos depois da sua eleição como Presidente do Partido, Cornélio Quivela, antigo deputado da Assembleia da República (durante dois mandatos) e delegado político provincial da Renamo em Cabo-Delgado, disse que Moçambique continua a viver o regime monopartidário, alegadamente porque o partido no poder, a Frelimo, submete ao povo à várias situações de insegurança.
Quivela disse que o PAHUMO surge como uma alternativa democrática e promotora da paz, unidade nacional e bem estar social de toda a população moçambicana.
Aquele politico referiu que o PAHUMO considera a pessoa humana como o centro das atenções, através da oferta de oportunidades de acesso à educação, saúde, habitação condigna e justiça.
O país encontra-se numa situaçao em que todos têm medo e o nosso partido surge como guia dos moçambicanos, disse, acrescetando que vamos trabalhar para consolidarmos a Unidade Nacional.
O PAHUMO elegeu para secretário geral, José Henriques Lopes, antigo delegado político provincial da Renamo, em Nampula e ex- deputado da Assembleia da República, e os membros da Comissão Política e do Conselho Nacional.
Entretanto, conforme a nossa Reportagem teve oportunidade de constatar, o PAHUMO é constituido, maioritariamente, por descendentes da Frelimo, PDD e Renamo, que se comprometem em desencadear um intenso trabalho de mobilização popular por forma a que o partido venha a congregar um grande número membros para a sua participação nos próximos pleitos eleitorais.
Subordinado ao slogam “Levante-se, Moçambique”, o PAHUMO tem como logotipo dois indivíduos simbolizando uma entreajuda fraternal.Wf

Fonte: Wamphula Fax - 07.06.2010

Sem comentários: