quinta-feira, junho 10, 2010

“Estado moçambicano é uma abstracção”

O departamento do Tesouro dos EUA não apresentou nenhuma prova, quer dizer, “acreditem em nós, porque não mentimos”. quanto a mim, esta foi uma montanha que pariu o rato. Este processo não é sério e não respeita a declaração dos direitos humanos, que também os EUA assinaram. Vieram apenas dizer para nós acreditarmos. Eu prefiro acreditar em Deus.

A imagem do país não está em causa. os próprios Estados Unidos da América têm centenas de traficantes de droga, não pode ser um traficante a pôr em causa um Estado. O Estado moçambicano é uma abstracção, os dirigentes que deviam encarregar-se de investigar o assunto devem estar envolvidos. A procuradoria-geral da república terá muitas dificuldades de investigar, porque o assunto envolve muita gente. Acho que os EUA deviam apresentar todas as provas, só assim é que estariam a ajudar o povo moçambicano a libertar-se de narcotraficantes. Suponho que os Estados Unidos podem estar a levantar o caso para atacar o partido Frelimo.

Fonte: O País online - 10.06.2010.

Reflectindo: de certa maneira vejo leio contradicões na opinião do jornalista Augusto Carvalho.
1) Augusto Carvalho mete o Estado Mocambicano em assunto de Bachir. Em nenhum texto já li que o DT dos EUA consideravam o nosso Estado de narcotraficante. E porquê tal insinuacão e no pior fazer comparacões com os EUA?
2) Augusto Carvalho diz que os dirigentes que deviam investigar incluindo a procuradoria-geral da república, estão envolvidos. Se bem que ele acredita no envolvimento de dirigentes (nossos), porquê o assunto não é sério? E acha Augusto Carvalho que precisamos de cidadãos ou autoridades/dirigentes de outros países para descobrir e investigar  os nossos envolvidos em crimes?
3) Ele diz que os EUA deviam apresentar todas as provas: a) numa video-conferências aos jornalistas mocambicanos? Para que efeito? Combate ao tráfico de drogas? b) na verdade precisamos que alguém nos controle para combatermos o actua dentro das nossas fronteiras? As provas devem vir doutro lado? c) não acha que se não fosse o envolvimento dos nossos dirigentes de que mesmo acreditam, nós mocambicanos podiamos apresentar contra-provas de envolvimento de Bachir no tráfico de drogas?
4) Augusto Carvalho diz que os EUA podem estar a levantar um caso para atacar a Frelimo. Esta é uma afirmacão interessante, mas Carvalho não dá provas do que diz tal como ele exige dos outros. Porquê os EUA atacaria a Frelimo a partir de Mohamed Bachir Suleman? Fala como homem Augusto Carvalho!

7 comentários:

Anónimo disse...

Parece que a montanha continua parindo ratos e voces ainda agarrados em grandes especulações.

O bom do Augusto de Carvalho é que deve ter razão, essa cabala visa atacar o partido Frelimo.

É por isso que os Jonathans, Reflectindos, Viriatos, destacados membros do MDM apressaram-se a associar o Bachir ao apoio financeiro ao Partido Frelimo e a compra da caneta e do cachimbo do Guebuza.

A acusação vem na sequencia da teoria de que qualquer adversário vence-se derrubando as suas fontes de financiamento.


Senhores Mozamericanos, o povo não é assim tão facilmente manipulavel.

Jeremias

V. Dias disse...

Jeremias,

"É por isso que os Jonathans, Reflectindos, Viriatos, destacados membros do MDM apressaram-se a associar o Bachir ao apoio financeiro ao Partido Frelimo e a compra da caneta e do cachimbo do Guebuza."

Convida-me a rir ou para chorar? Este senhor que o Jeremias defende, no tempo de Machel, se fosse na ditadura, sistema que apoio e defenso, contrariamente ao que diz, no MDM reina a democracia, pode crer que já estava a fazer companhia a Lúcifer.



Zicomo

V. Dias disse...

Jeremias,

"É por isso que os Jonathans, Reflectindos, Viriatos, destacados membros do MDM apressaram-se a associar o Bachir ao apoio financeiro ao Partido Frelimo e a compra da caneta e do cachimbo do Guebuza."

Convida-me a rir ou para chorar? Este senhor que o Jeremias defende, no tempo de Machel, se fosse na ditadura, sistema que apoio e defenso, contrariamente ao que diz, no MDM reina a democracia, pode crer que já estava a fazer companhia a Lúcifer.



Zicomo

Reflectindo disse...

Caro "Jeremias"

1. Não achas que não estás identificado pois não deixaste de escrever como escrevias.

2. A tua declaracão sobre as aliancas com o acusado narcotraficante vai ajudar aos mocambicanos em entender a situacão do país.

Olha, estou feliz pelo que dizes pois os contra trático de drogas já se pronunciaram e nunca deixaram de referir os cachimbos e canetas. ACHAS QUE É PATRIOTISMO ISSO?

Se é patriotismo porque não consegues dizer um A nem B contra tráfico de drogas?

Abre os olhos "Jeremias": E o que teria acontecido se nas provas, eventualmente fossem apresentado nomes que põem em questão a estabilidade do país?
Na verdade se os EUA estivessem contra a estabilidade do nosso país, teria nos bombardeado ontem, e, mesmo que fosse com meia verdade.
Se EUA estivessem contra a Frelimo, teriam acusado o Bachir ainda em Setembro ou Outubro ou mesmo logo depois das eleicões. Mas vejam como o DT dos EUA deixou que os ânimos eleitorais abrandassem primeiro.
Declaracões conspiratórias como as tuas e Augusto Carvalho devem ser interpeladas, pois são as que nos destraim e tornam o país as ilhas Cecílias - máfia. As vossas declaracões são as maiores inimigas da nossa pátria.

Enquanto o país continuar com mentalidades conspiratórias nunca mais vai desenvolver.

Reflectindo disse...

Caro "Jeremias"

Já imaginaste a razão do silêncio dos teus camaradas?

Acredito que eles podem se irritar contigo se tu exigires que o mandatado de Obama apresente em público o dossier Bachir. Se não for isso que acredito, então que venham eles a exigir publicamente.

JOSÉ disse...

Se os americanos quisessem atacar a Frelimo, teriam divulgado pormenores das suspeitas sobre o barão antes das eleições.
Possivelmente ainda não divulgaram mais pormenores exactamente para protegerem algumas figuras ligadas ao Partidão.
Essas teorias de cabalas avançadas por muitos Jeremias(?) e Augustos são apenas tentativas desesperadas de alguns espertalhões apenas preocupados com os interesses do Partidão!

Reflectindo disse...

Caro José

Se os Jeremias e Augustos acham que os EUA estão a atacar a Frelimo, eles que exijam o partidão a exigir provas da acusacão a Bachir ou processe o governo dos Estados Unidos.