(Maputo) Os «Correios de Moçambique» e a «Empresa Moçambicana de Dragagens» (EMODRAGA) estão desde ontem sem presidentes dos seus respectivos conselhos de administração.O Conselho de Ministros, reunido ontem pela primeira vez este ano, decidiu a exoneração do Dr. Benjamim Pequenino, conhecido militante da Renamo, de PCA dos Correios, e do eng. Rassul Khan, Presidente do Conselho de Administração da EMODRAGA.
Benjamim Pequenino salientou-se nos Correios de Moçambique por tê-los tirado de uma situação de insolvência para um quadro novo em que a empresa voltou a ter lucro e perspectivas de futuro. Pequenino foi nomeado para os Correios quando em Moçambique a Renamo alegava ser alternativa competente para a solução da ingovernabilidade em certos sectores. Os Correios estavam em crise total. Foi Tomás Salamão, destacado membro da Comissão Política do Comité Central da Frelimo no poder, então Ministro dos Transportes e Comunicações e hoje Secretário Executivo da SADC residente em Gaberone, quem nomeou Pequenino para aquele cargo.
Já na EMODRAGA pode-se dizer que Rassul Khan foi seu fundador. Fez toda a sua vida profissional na empresa de onde sái depois de durante vários anos ter ocupado o mais alto cargo de direcção na empresa. Sái quando sobre a sua gestão correm rumores pouco abonatórios ainda não confirmados publicamente mas já veículados por outros órgãos de comunicação social moçambicanos. (R.)
2006-02-15 08:52:00
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário