quinta-feira, novembro 03, 2016

Altos juros da dívida lançam alerta sobre Moçambique

País é o mais arriscado do mundo para investir.

Moçambique é o país mais arriscado do mundo para investir, com os juros da dívida pública a situarem-se nos 25,1 por cento ao ano.

A agência de notícias financeiras Bloomberg diz que o país destronou a Venezuela e publica um gráfico com a evolução da dívida dos dois países.

O economista moçambicano João Mosca considera que o agravamento da crise político-militar e económica em Moçambique, contribui, grandemente, para a subida dos juros da dívida pública.

A forte subida dos juros da dívida pública moçambicana começou a verificar-se semana passada, quando o Ministério das Finanças anunciou que o país não tinha capacidade financeira para pagar as chamadas dívidas escondidas, afirmando que pretende reestruturá-las.

Esta semana, os juros da dívida pública moçambicana passaram a ser os mais altos do mundo, com 25.1 por cento ao ano, o que faz com que o país seja considerado o mais arriscado para os investidores financeiros.

Mosca diz que esta situação era esperada e vai afectar sobretudo a área dos investimentos.

Para o economista, se os juros forem muito altos, significa que Moçambique terá dificuldades em fazer a reestruturação da dívida, e isso fará com que o país pague muito mais pelo serviço da dívida ao longo dos anos.

Refira-se que a agencia de notação financeira Moodys considerou esta quarta-feira, 2, que a proposta que Moçambique apresentou aos investidores para a renegociação da dívida pública é negativa do ponto de vista da qualidade do crédito soberano do país.


Fonte: Voz da América – 02.11.2016

Sem comentários: