quinta-feira, novembro 03, 2016

Assaltos a órgãos de comunicação social no centro de Moçambique: Tentativa de silenciar vozes críticas?

Em menos de uma semana, três órgãos de comunicação social na província de Tete, centro de Moçambique, foram alvo de vandalização, por desconhecidos. A polícia recuperou parte do material roubado.
Na quinta-feira passada (27.10) a rádio comunitária de Cateme foi vítima de um assalto. Dois dias depois o semanário Malacha seria vandalizado e na madrugada da última segunda-feira  (31.10)  um grupo de cinco homens entraria na Rádio Dom Bosco sem no entanto concretizar o furto.
O semanário ficou sem todo o material informático, dois gravadores digitais, uma câmara fotográfica e o arquivo digital do jornal que remonta a 2011; já na rádio Cateme foram subtraídos material informático, microfones, um recetor profissional, consolas, uma câmara digital e uma motorizada.
Estes três órgãos de comunicação social são conhecidos pela sua imparcialidade na cobertura e abordagem de casos de corrupção e da atual crise político-militar para além de terem noticiado o caso dos refugiados moçambicanos no Malaui, no início do ano, quando as autoridades locais o negavam. Ler mais (Deutsche Welle, 02.11.2016)

Sem comentários: