segunda-feira, agosto 12, 2013

Oportunismo nos bairros provoca seis mortos

Seis pessoas morreram de quarta-feira à madrugada de ontem por causa das patrulhas desorientadas dos residentes da periferia de Matola e Boane, em Maputo, em resposta à suposta circulação de um grupo de malfeitores que, para além de roubar, viola sexualmente e engoma a ferro as suas vítimas.

Das pessoas mortas, três foram linchadas pela população, que acreditou se tratar de membros da quadrilha designada Grupo-20 (G-20), por integrar 20 homens. O caso mais recente de linchamento ocorreu na madrugada de ontem, defronte do posto policial da zona do Quilómetro-16, posto administrativo da Matola-Rio, em Boane, província de Maputo.

Ao que apurámos no Km-16, o malogrado, um jovem, fazia parte de um quarteto encontrado pelos moradores à calada da noite nas barracas junto à Estrada Nacional Número Dois (EN2), a escassos metros da unidade policial local. Após interrogatório e agitação, os residentes da zona descobriram que o grupo levava numa pasta um cassetete, uma catana e um ferro de engomar, instrumentos julgados suficientes para se acreditar tratar-se de elementos do G-20. Face à tortura, os supostos bandidos deram entrada nas celas do posto policial local.
Insatisfeita, a população invadiu a unidade policial e continuou a torturar os visados até que um dos integrantes do grupo morreu após cair de um camião que, estacionado junto à Polícia, teve de ser afastado de um pneu em chamas. Na sequência da morte, o camionista Pascoal Nhamuneque encontrava-se detido até ao fecho desta edição.
Entretanto, Jeremias Machaieie, Comandante da PRM a nível da província de Maputo, disse ontem que o quarteto do Km-16 não foi encontrado com um ferro de engomar, mas com uma peça de carro, cujo formato terá sido confundido com aquele utensílio doméstico.
Falando ao “Notícias”, o responsável máximo da Polícia disse que os quatro indivíduos foram interpelados por cerca de 80 pessoas que se viram diante de supostos elementos do grupo que engoma pessoas, mas que, na verdade, confundiu uma peça de carro que traziam com um ferro de passar roupa.
O comandante disse ainda que outros dois jovens foram linchados nos bairros de Intaka e Khongolote, município da Matola, nos dias 7 e 10 deste mês, respectivamente.
As restantes três pessoas pereceram num acidente de viação registado cerca das 23.00 horas de sábado na EN2, na mesma zona em que ocorreu o linchamento.
Segundo Jeremias Machaieie, indivíduos munidos de varapaus, catanas, varões de ferro e outros instrumentos imobilizaram bruscamente uma viatura na via. O cenário fez com que uma outra fosse embater-se violentamente na primeira e, consequentemente, despistar-se, acabando por atropelar nove pessoas. Das vítimas, três morreram e as restantes sofreram ferimentos, três das quais graves.
Nesse sentido, o Comando Provincial da PRM exorta a população para manter-se calma e organizar-se nas vigilâncias, abdicando do uso de instrumentos contundentes, barricadas nas estradas e queima de pneus. Os apelos são ainda no sentido de se identificar os promotores da instabilidade através de cartazes anunciando iminentes incursões do G-20.
As autoridades garantem que vão controlar a situação brevemente, sendo que uma das vias é o reforço dos conselhos comunitários de segurança, órgãos de base melhor preparados para vigilância nos bairros.

Fonte: Jornal Notícias - 12.08.2013

1 comentário:

Anónimo disse...

Como e que estes homens andam a engomar o povo a ferro? nem a Renamo, nos tempos de ferro fazia isso. Estou espantado com este comportamento de bandido armado,pensei que ja nao ha este tipo de coisa, mas parece que esta arenascer de novo.