quinta-feira, agosto 29, 2013

MDM celebra dia de “revolução” pensando nas eleições autárquicas

Membros e simpatizantes do Movimento Democrático de Moçambique comemoraram ontem, 28 de Agosto, o seu dia de revolução. Foi nesta data em 2008 que foram rompidos os laços entre a Renamo e Daviz Simango, com a sua expulsão daquele partido por razões pouco claras até hoje, facto que levou  milhares de membros da “perdiz” a revoltarem-se  contra o seu próprio partido.


Os apoiantes de Daviz Simango decidiram marchar pelas ruas da cidade da Beira naquele dia. A liderança da Renamo, por razões inexplicáveis, chamou a polícia e esta dispersou a manifestação pacífica, a cerca de dois quilómetros da sede da Renamo, uma dispersão que terminou com feridos, vítimas de balas da polícia.

Para celebrar a data, os membros do MDM marcharam na manhã desta quarta-feira por diversas artérias da cidade da Beira, exibindo as suas bandeiras e entoando cânticos revolucionários. Para o líder deste partido, Daviz Simango, o MDM veio quebrar a bipolarização partidária no país e terminar com a arrogância de alguns partidos.

“São cinco anos de luta, cinco anos de transformação em Moçambique, em que um partido constituído maioritariamente por jovens conseguiu quebrar a bipolarização e calar a boca da “FRENAMO”(Frelimo +Renamo). Eles maltrataram-nos só porque pretendíamos manifestar contra uma situação negativa, que ocorria aqui na cidade da Beira. Hoje cá estamos cada vez mais firmes e agora em todo o país”, disse o político.

Simango fez, na ocasião, uma avaliação positiva do crescimento do seu partido e acrescentou  que as próximas eleições autárquicas só servirão para confirmar o crescimento do MDM e pediu apoio dos moçambicanos.

“Que os moçambicanos deixem de ter medo. O tempo de mudança chegou, o tempo de entregar o trono aos jovens chegou. Para que isto aconteça necessitámos de apoio de todos, daí o nosso apelo aos moçambicanos que se identificam com causas nacionais para apostarem em nós. Queremos o bem-estar comum”, apelou Simango.

Refira-se que o MDM foi criado em Março de 2009, na cidade da Beira, e é composto maioritariamente por antigos militantes da Renamo, incluindo antigos guerrilheiros.

Fonte: O País online - 29.08.2013

1 comentário:

Anónimo disse...

Recordo me irmaos desta data quando a renamo sofreu um golpe feio uma verdadeira punhalada nas costas