quinta-feira, agosto 15, 2013

GOVERNO DE CANIBAIS: ZÉ DA RUA 6

Por Adelino Timóteo

Beira (Canalmoz) - Caro vizinho da Rua 6,
Este artigo vem à liça porque te ouvi há pouco falar que a Renamo chantageava quando pedia paridade na CNE. E a minha reacção, já que a poeira não assentou, tem que ver com o falar-te honestamente do que se passa na nossa CNE e finges não saber. Convenhamos:
O historiador britânico Norman Davies caracterizou de governo de canibais a forma de democracia nos países ex-socialistas. Neles realizam-se eleições democráticas, mas, após as eleições, o partido vencedor “devora” os partidos derrotados.
Ele chama a isso um golpe lento de Estado. As instituições democráticas são abolidas ou são capturadas pelo partido vencedor. Isto acontece porque o partido vencedor é o único dono da verdade. Chega-se a um ponto em que os outros partidos já não têm significância e o sistema manifesta-se num poder monolítico.
No ocidente onde as instituições democráticas são mais enraizadas a democracia sobrevive, mas nos países ex-socialistas, onde a democracia é frágil após duas décadas do fim do comunismo, este governo de canibais faz desaparecer o multipartidarismo. Ler mais

Sem comentários: