quarta-feira, agosto 21, 2013

Frelimo obriga Ministério da Cultura a homenagear Guebuza no festival da cultura

Maputo (Canalmoz) – Numa altura em que os níveis de impopularidade de Armando Guebuza estão a atingir recordes olímpicos, por não conseguir cumprir com suas promessas, são cada vez mais visíveis os esforços do próprio Governo para dar a entender o contrário. A propaganda e o culto de personalidade à figura de Armando Guebuza começa no próprio partido e desagua na Imprensa pública com rubricas de alegadas realizações.


Depois de várias reuniões para encontrar estratégias de propaganda em volta da figura de Armando Guebuza, eis que a Frelimo decidiu ampliar tal propaganda. O Ministério da Cultura foi obrigado a usar o festival da cultura a realizar-se em Agosto de 2014 na cidade de Inhambane para homenagear a figura de Armando Guebuza, alegadamente devido “ao seu contributo que tem dado para o desenvolvimento da cultura e da auto-estima”.

Esta terça-feira, o Conselho de Ministros acabou mesmo por aprovar uma proposta de realização do festival da cultura em homenagem ao Presidente Guebuza no seu último ano no poder.
Segundo o porta-voz do Conselho de Ministros, Alberto Nkutumula, a decisão surge como forma de “reconhecimento ao esforço do presidente Armando Guebuza em prol da cultura e do resgate da auto-estima”.

Aliás, segundo Nkutumula, que citava o documento produzido para a publicitação do acontecimento, “foi no mandato de Guebuza que houve trabalhos que visaram a dinamização da diversidade cultural e do resgate da auto-estima dos moçambicanos”.

Assim, contrariamente aos outros, a edição de homenagem a Armando Guebuza terá quatro fases, nomeadamente, a nível dos postos administrativos, dos distritos, das províncias e finalmente a nível nacional.
O porta-voz não precisou o valor que poderá ser mobilizado para suportar a mobilização em torno da homenagem de Armando Guebuza “em jeito de reconhecimento do seu papel pela cultura e auto-estima”. (Redacção)

Fonte: Diálogo sobre Mocambique - 21.08.2013

Sem comentários: