quarta-feira, agosto 14, 2013

Governo usa 325 milhões do OE para concluir obras do MCC

O executivo tomou esta decisão devido à chamada de atenção que recebeu do Millennium Challenge Corporation, segundo a qual não vai financiar as obras após o termo do prazo fixado.
O Millennium Challenge Corporation (MCC) não vai financiar a conclusão das obras do projecto, comprometidas pelo incumprimento de prazos e falta de capacidade dos empreiteiros.
O MCC diz que, após a data estabelecida pelo Governo americano para o encerramento do Compacto, não vai responsabilizar-se pelo financiamento das actividades, com excepção de algumas actividades exclusivamente relacionadas com o encerramento do mesmo, as quais se estenderão até ao dia 20 de Janeiro de 2014.
A situação forçou o Governo a ir buscar dinheiro do Orçamento do Estado, já que algumas obras não irão terminar dentro do prazo do projecto. Trata-se de 325 milhões de meticais que saíram dos fundos públicos, quando não estavam previstos.
O anúncio  do MCC surge após a visita, semana passada, da enviada especial do governo norte-americano para os projectos do MCC, Cassandra Butts, a Moçambique, durante a qual trabalhou na província de Nampula, com o objectivo de acompanhar projectos financiados pelos Estados Unidos da América (EUA), através desta agência.
Em 2007, o Governo recebeu um donativo de 506,9 milhões de dólares do Millennium Challenge Corporation que deveriam ser aplicados dentro de cinco anos nas áreas de infra-estruturas rodoviárias, de abastecimento de água, bem como na agricultura e no acesso à terra nas províncias da Zambézia, Nampula, Niassa e Cabo Delgado.
Fonte:O País online 14.08.2013

2 comentários:

Unknown disse...

o k sabe o governo é dsviar, precisava ser pressionado para concluir com as obras?

Anónimo disse...

O que foi feito em niassa? Nada. Tem a estrada cuamba lichinga que clama pelo asfalto porque parte deste financiamento nao foi investido neste troco q e espinha dorxal de niassa? E uma pena