quinta-feira, junho 07, 2012

GOVERNO ZAMBIANO EM PÉ DE GUERRA COM A OPOSIÇÃO

A Frente Patriótica (PF), no poder na Zâmbia, considera de deliberada provocação o apelo feito esta Quarta-feira pelos partidos da oposição para que os países doadores do Ocidente assistam a investigação de um alegado desencaminhamento de fundos e “caça” a políticos no país.

O Secretário-Geral da PF, Wyneter Kabimba, deplorou aquela atitude, descrevendo-a de uma “vergonha” por a oposição recorrer ao Ocidente para a solução de um problema que “muito bem” pode ser resolvido internamente.

A oposição fez circular um documento de 10 páginas no qual acusa o partido no poder de “nepotismo”.
Os partidos oposicionistas zambianos vincaram que a Zâmbia está em crise de governação, questionando a credibilidade e legitimidade de alguns indivíduos, no poder, encarregues de gerir recursos financeiros.
A oposição denunciou o Ministério das Finanças por alegadamente admitir familiares do Presidente zambiano, Michael Sata, e dar contractos governamentais a companhias com conexões com altos funcionários da PF.
O documento acusa o governo de Sata de intimidar a comunicação social por causa das suas críticas ao Presidente eleito ano passado, sobretudo após prometer que seria intolerável contra a corrupção e desemprego no país.
Ele (Sata) também ganhou o seu maior apoio, durante as eleições, após atacar o fluxo de companhias chinesas naquele país que é um dos principais produtores de cobre no mundo.
A Frente Patriótica considera as declarações da oposição de provocação ao governo. Sata criticou, há dias, a oposição após manter encontros “secretos” com a União Europeia (UE).
(AIM)

TIMES LIVE/JD/mz in AIM – 07.06.2012

Sem comentários: