quinta-feira, agosto 25, 2016

O governo levantou um processo contra a Joana Pereira?

Governo levantou um processo contra a moçambicana Joana Pareira que subiu ao pódio com bandeira da Renamo?

Eu não acredito que isso tenha acontecido ou esteja a acontecer ainda que não sei as bases legais desse processo. Contudo, o que não me faz acreditar é que os sucessivos governos da Frelimo nunca levantaram processos contra os que frelimizam as instituições públicas e não menos contra o Faizal Sidat, o ex-presidente da Federação Moçambicana de Futebol que em 2008, usando da Célula Olímpica promoveu uma campanha eleitoral nas autarquias de Nampula à favor dos candidatos da Frelimo.

E as coisas não param aqui, pois se lembrados, no início do Moçambola'2014 foi a Pemba o então candidato da Frelimo à Presidência da República para fazer tudo aquilo que um com boa memória pode não se esquecer. O governo patrocinou tudo isso e não processou a ninguém. Porquê?

Para mim, a Joana Pereira simplesmente demonstrou que desportistas podem ser de todos os partidos, ainda que esses todos partidos sejam moçambicanos. Para ela demonstrou a unidade na diversidade. Tolerem-na ou tomem conta do seu recado.

Bibliografia: aqui, aqui e aqui

1. http://noticias.mozmassoko.co.mz/2016/08/governo-levantou-um-processo-contra-a-mocambicana-que-subiu-ao-podio-com-bandeira-da-renamo.html

2. http://comunidademocambicana.blogspot.se/2008/11/faizal-sidat-est-criar-problemas-em.html

3. http://www.verdade.co.mz/desporto/44668-mocambola-2014-jogo-inaugural-a-22-de-marco-em-pemba



2 comentários:

Unknown disse...

isto e uma total aberracao... deviam antes porem procesaar aquelews que foram levar dinheiro as escondidas para fazerem a guerra e declarar nulidade desta divida escondida por estar coberto de “vícios de violação da lei factos censuráveis por declaração de nulidade nos termos do n.º 2 do arti¬go 129 da Lei n.º 14/2011, de 10 de Agosto,, vao se concetrar com fanatico de um partido deixar coisas essencias como a paz que povo clama... qual e o problema apresentar uma bandeira da renamo? a bandeira tambem nao e uma biblia o povo amanha pode mudar a bandeira quando achar conviniente, onde esta o problema? concentre em coisas que mexe com a vida de 23milhoes de mocambicanos... deviam processar aqueles que transformaram a UEM em cxelula de um partido onde nao pode se homenegiar o professor Giles Cistac o grande constitucionalista, homenegiar grandes homens faz parte da virtude de uma nacao seria e digna,... lamento bastante ser mocambicano, amanha vao me falar de patriotismo hahahahaha risos... pais de lambem bostismo, acontecem muitas farsas... deixem de lamber bota ao opressor, vpoces conhecem os pretos colonos?

Unknown disse...

conhecam primeiro os pretosa colonos para conhecerem o vosso segundo opressor...