sábado, agosto 20, 2016

TIRO NO PRÓPRIO PÉ?

Estes manos da Frelimo não devem estar desnorteados?
S. Excia Senhor Governador de Manica, Senhor Alberto Mondlane,
Nós moçambicanos já sabemos que a capacidade de roubar do Estado faz parte da meritocracia para se ser nomeado a dirigente nos diferentes escalões dos governos da Frelimo, desde os meados da década 80. Sabemos ainda que crimes eleitorais recompensam-se se nomeando a “gestor” da coisa pública. Ora, porquê acreditariamos que o “camarada” Sábado Malendza fora exonerado por ter roubado apenas 10 000 000 Mt (dez milhões de meticais) do Estado? Nós moçambicanos só acreditamos que o “camarada” Sábado Malendza será promovido nos próximos dias como sempre tem acontecido para com os seus camaradas em todo o país.
E vocês não são culpados, a culpa é de quem gosta do que vocês fazem e continua a dar voto a vocês e não só...

Em sociedades sãs, o pronunciamento do PR Nyusi e do governador Alberto Mondlane em relação o caso Malendza seria severamente punido primeiro pelos dos membros e simpatizantes do partido que dirigem – a Frelimo. Este caso teria sido UM TIRO NO SEU PRÓPRIO PÉ.


SÁBADO MALENDZA/GOVERNADOR DE MANICA DESFAZ EQUÍVOCOS


O governador de Manica, Alberto Mondlane, desmentiu hoje que a exoneração de Sábado Teresa Malendza, do cargo de administrador do distrito de Vanduzi, província central moçambicana de Manica, esteja relacionada com o rombo financeiro de dez milhões de meticais (no cambio corrente, o dólar americano equivale a aproximadamente 73 meticais) do erário público.

O caso ainda está em fase de investigação a nível das instituições de justiça.

Malendza foi nomeado administrador do distrito de Vanduzi em meados do ano passado.

Dias depois de assumir o cargo, o dirigente despoletou um rombo financeiro calculado em 24 milhões de meticais supostamente arquitectado pelo secretário permanente, Lucas Chichingue, onde estão implicados outros cinco funcionários daquele distrito.

Na terça-feira da semana passada, Malendza foi exonerado depois de um ano em frente dos destinos do distrito de Vanduzi, o que levantou especulações por parte de alguma imprensa. A notícia publicada indicava que aquele dirigente havia sido exonerado do cargo por estar envolvido no desvio de dez milhões de meticais.

Hoje (quarta-feira), o governador da província de Manica, Alberto Mondlane, afirmou que os que dizem que Malendza foi exonerado por estar envolvido num rombo financeiro estão totalmente enganados.

Explicou que a cessação de funções do administrador Malendza não tem nada a ver com o facto de existir um problema que está a ser analisado pelas instâncias judiciais.

É um processo normal na administração pública, onde as pessoas cessam algumas funções para serem confiadas outras actividades como é o caso de Sábado Malendza, referiu Mondlane.

Os que pensam que cessou por causa do rombo não é verdade. Ele vai assumir outras tarefas dentro da província. Não posso anunciar agora onde é que será porque os que tem a competência de fazer nomeações ainda não me fizeram chegar o despacho competente, disse Mondlane.

O Governador de Manica afirmou que Malendza cessou numa perspectiva de dirigir um outro sector onde vai continuar a dar a sua contribuição para o crescimento da província e do país, em geral.

Ele vai a outro sector para continuar a contribuir no crescimento da província e do país. Disso, não temos nenhuma dúvida, referiu Mondlane.

Questionado sobre os verdadeiros arquitectos do rombo financeiro em Vanduzi, o Governador respondeu que os mesmos serão conhecidos depois do julgamento.

Não podemos estar a adiantar. Existe o que chamamos de presunção de inocência. Não vale a pena o Governador andar a falar sobre esse assunto aqui na imprensa, explicou o Governador.

Informações em poder da reportagem da AIM indicam que o processo sobre o rombo financeiro no distrito de Vanduzi está a seguir seus trâmites, estando, neste momento, na Procuradoria da República a nível da província de Manica.

Fonte: AIM - 17.08.2016

Sem comentários: