terça-feira, agosto 09, 2016

Decorrem negociações para formação de coligações na África do Sul

Os maiores partidos políticos sul-africanos iniciaram uma corrida para formação de coligações, após a divulgação oficial, segunda-feira, dos resultados das eleições Municipais. Neste momento, a formação de coligações domina a política local.
O ANC, tido como o principal perdedor destas eleições, está em negociações com o UDM para formar una coligação em Nelson Mandela Bay. Bantu Holomissa, líder do UDM, confirmou as negociações com o ANC, mas assume que já estava em curso um processo similar com o partido da Aliança Democrática de Msui Maimane.
Perante duas propostas de formação de coligação, Bantu Holomissa diz que está em curso um processo de consulta nas lideranças do partido assim como na base, para juntos tomarem a melhor decisão para o partido e simpatizantes.
De acordo com os resultados tornados públicos, pela Comissão Eleitoral Independente (IEC), uma possível coligação entre o ANC e UDM na cidade de Nelson Mandela Bay não basta para dar uma vantagem folgada perante outras forças políticas, em particular a Aliança Democrática.
Dos 120 assentos em disputa, o ANC conseguiu 50 e uma possível coligação com o UDM, com dois, ampliaria para 52 assentos, o que ainda não é suficiente para suplantar a Aliança Democrática (57) sozinha. Neste caso, é indispensável uma coligação com o EFF (6) outros partidos (5) para formar um governo de maioria com 63 assentos.
Já em Johannesburgo, o ANC engendra uma coligação com o seu dissidente, o EFF de Julius Malema. De acordo com Jolidee Matango, membro senior do ANC em Johannesburgo, as negociações entre o seu partido e o EFF decorrem sob lideranças nacionais e provinciais dos dois partidos. Matango acrescentou que o ANC está disponível a negociar com qualquer partido, menos com a Aliança Democrática.
Por sua vez o porta-voz do EFF Mbuyiseni Ndlozi disse que o seu partido não pensa em formar uma coligação com o ANC, mas estava disposto a ouvir o que o partido no poder tem a dizer. Mas Ndlozi adiantou que os apoiantes do EFF preferem uma coligação com a Aliança Democrática, de acordo com uma auscultação realizada através do facebook.
O ANC venceu as eleições em Johannesburgo com 45% dos votos enquanto a Aliança Democrática arrecadou 38%, EFF não foi acima dos 11% e os outros partidos com 7%.
Sem revelar com quem, o candidato eleito da Aliança Democrática em Pretória, Solly Msimanga, disse que estão em curso negociações para formar um governo de coligação. Msimanga acredita que este processo negocial venha a terminar ainda esta semana e confessou que as mesmas ocorrem com os partidos menores, excluindo deste modo o ANC.
Msui Maimane, presidente da Aliança Democrática, diz que não vai entrar numa coligação à procura de poder. Tal como diz, só vai trabalhar com pessoas que estiverem interessadas em servir os sul-africanos, e se esse objectivo não for mútuo, não haverá condições para trabalhar com nenhum partido.
Entretanto, se nenhuma coligação pode ser constituída, um governo minoritário pode ser formado, mas isso é provável que seja altamente instável, porque não será capaz de passar os orçamentos para o seu funcionamento e outras peças-chave da legislação.

Fonte: O País – 09.08.2016

Sem comentários: