sábado, agosto 06, 2016

Alguma ilação?


O ANC foi um movimento aglutinador na luta contra o regime minoritário, racista e segregacionista na África do Sul. Mas com as últimas eleições locais tanto no processo de organização como nos resultados é possível concluir que:

1) Os líderes do ANC não viram que a vitória do partido era IMPERATIVA, como tem sido em Moçambique. Já ouvi até de Chissano que a vitória da Frelimo era um imperativo. Imperativo é princípio que tem o carácter de obrigação imperiosa. Esse carácter de obrigação imperiosa dito a membros, simpatizantes dum partido e sobretudo aqueles que estão ligados à gestão do processo eleitoral, interpreta-se como sendo obrigação à prática de fraude.

2) Na verdade, não há nada que seja de carácter de obrigação imperiosa a permanência no poder de qualquer partido libertador onde quer que seja. Nenhum país deixa de existir, somente porque o partido ou movimento que o liberta, deixa o poder.

3) Não acompanhei a campanha eleitoral, mas não me parece que os partidos na África do Sul recorreram a ataques baixos como ligando a qualquer partido ao regime de apartheid. Posso estar errado.

Sem comentários: