sexta-feira, julho 06, 2007

Respeito pelos Símbolos Nacionais

Uma opinião ou questão interessante do Gonçalves José Ferrão: "Dado este tipo de cenário, urge questionar até que ponto se pode justificar a confecção de peças de vestuário, usando-se retalhos que ostentam cores da Bandeira Nacional. Será isso legal?"

Afinal porquê isto seria ilegal? Será que o Gonçalves nunca viu mesmo em Mocambique, pessoas ostentando peças ou artigos com cores das bandeiras doutros países, por exemplo EUA, Australia, Grã-bretanha ou Suécia? Entende o Gonçalves isto como falta de respeito?

Ainda, Gonçalves fala de indiferença de cidadãos quando se entoa o Hino Nacional ou se hastea a Bandeira Nacional e entende ele isto como sendo desrespeito aos Símbolos Nacionais. Seria então respeito se levantassemos ou deixassemos de trabalhar ou fazer qualquer outra coisa, logo que ouvíssemos o Hino Nacional pela rádio ou pela TV, em momentos que se atribue prémio a nossa atleta Lurdes Mutola? E ainda, será que é por este pensamento do Goncalves onde reside a razão de não se venderem bandeiras aos cidadãos que dentro e fora do país se orgulharia a se identificarem como moçambicanos?

Seria importante ouvir do Gonçalves sobre o conteúdo da educação cívica que evoca.

Sem comentários: