segunda-feira, julho 23, 2007

Filipe Paunde e a verdade sobre o Município da Cidade de Nampula


A pensadora alemã Hannah Arendt (1929-1975) afirmava que a verdade e a política não se davam muito bem uma com outra. Suponho que o nosso Azagaia tenha lido bem esta pensadora

Eu fiquei estupefacto ao ler que o Secretário-Geral do Partido Frelimo, Filipe Chimoio Paunde considerava a cidade de Nampula como modelo ao nível das 33 cidades e vilas municipais do país, isto no que diz respeito a programação e implementação de acções tendentes a melhorar a vida dos cidadãos (leia aqui).

Como pode ser verdade esta consideração duma das fíguras mais importantes do partido no poder, se bem que em Maio último, as distinções foram para as cidades da Beira, Maputo e Matola? Se no apuramento destes foi-se baseado nas percepções dos respondentes – empresas e funcionários seniores moçambicanos e os resultados basearam-se em 2.998 opiniões (leia aqui)? Em que se basea Filipe Paunde para considerar Município de Nampula de modelo entre os 33 municípios?

Claro, nós gostariamos que Nampula fosse a melhor e ao mínimo uma das melhores, no entanto, isso não deve ser por sonegação da verdade e em ensaio de mentiras com objectivos eleitorais.

Talvez, esta afirmação pouco responsável, não tenha sido assim expressa pelo Paunde, mas assim escrita pelo jornalista com objectivos ocultos. Mas se isto foi dito pelo Secretário-geral do Partido no Poder, podemos repetir as perguntas da Hannah Arendt: “É da essência mesma da verdade o ser impotente e da essência mesma do poder o ser embusteiro?”

Sem comentários: