quinta-feira, março 09, 2006

Líder dos «madgermanes» agredido por colegas

(Maputo) Um outro incidente registou-se no Jardim 28 de Maio, sede do “Fórum” dos «madgermanes». O líder do «Fórum», Alberto Mahuai, foi agredido num confronto com um dos seus colegas identificado como sendo Ilídio Mário Cassamo. O móbil da agressão terá sido o descontentamento suscitado pelo entendimento que Mahuai e seus pares fizeram com o governo para as acções dos ex-trabalhadores na «Socremo» serem vendidas como se explicou atrás.

Num acto, aparentemente, de desagrado contra a decisão unilateral da liderança do «Fórum» que terá agido à revelia da assembleia do grupo, parte considerável dos “madgermanes” convidou Alberto Mahuai a colocar o seu lugar a disposição, alegadamente porque “traiu” a causa.

“Eu posso explicar. Tudo o que está aí escrito no documento falámos nas reuniões semanais das quartas-feiras; já se esqueceram?”, dizia Mahuai cercado pelos seus companheiros.

“Você vendeu-se à Frelimo. Coloque o seu lugar à disposição” gritavam os «madgermans» contra Alberto Muhuai.

Virando-se para o repórter do «Canal» Mahuai dizia: “Isto é obra de grupos destabilizadores”.

Na insofismável prova documental cuja cópia está em poder do «Canal», o fórum dos “madgermanes”, falando em nome de cerca de 15 mil colegas, alega a venda das acções “por razões de vária ordem”.

“Convém vende-las e, distribuir equitativamente o dinheiro, dai resultantes, pelos beneficiários”, lê-se no documento.

Os «madgermans» estranham que, para além de a liderança do «Fórum» ter aceite a venda das acções sem seu conhecimento, ainda tenha sugerido ao Governo que fosse ele mesmo a vendê-las e depois a repartir o dinheiro apurado das vendas como bem o entendesse. Isso pareceu, aos «madgermans» duplamente esquisito. Primeiro porque dá a possibilidade a quem vende de fazer das suas e depois porque os antecedentes provam que nos sucessivos governos tem aparecido alguém com jeito para coisas estranhas. Além de depois de tantas fazerem ainda ficarem impunes. (L. Nhachote e S. Macanja)
2006-03-09 07:26:00

1 comentário:

Unknown disse...

Eo Procuro "Eugénio Mendes Malova Kowella"

Meu nome é pai de Aniko e I está na busca para meu pai Eugenio Mendes Malova Kowella que eu infelizmente sempre não vi. Era 1982 a 1984 como um trabalhador immigrant no RDA anterior (República Democrática da Alemanha) e tinha então outra vez para trás após Maputo Moçambique.

http://www.search-of.com/pt/
aniko@search-of.com

Obrigado Aniko