Mostrar mensagens com a etiqueta moral. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta moral. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, janeiro 25, 2017

Quando a fasquia moral é baixa numa sociedade. Assista o vídeo a partir de 38:00

Na sociedade moçambicana apostamos a defender actos imorais a todo o custo quando são praticados por familiares ao invés de combatê-los e condená-los desde em nossas casas.
Ora, em Nampula, sete funcionários são detidos por desvio de somas de dinheiro no BAU. A investigação vem desde Agosto de 2016 e nota-se que procuradoria fundamenta. Contudo, amigos e familiares fazem-se de advogados do diabo, defendendo que os indiciados são inocentes. Mais preocupante é que estes familiares acusam ao edil Amurane de desviar dinheiro e comprar casa em Portugal. O jornalista fez muito bem por imediatamente perguntar à Luísa se tinha provas. Estranho é ela também dizer que não tinha provas pelo que acusava ao Amurane.
Um outro caso recente foi do vereador da Matola, André Chacha, que acusou seus camaradas da Frelimo de ter comprado o MDM para lhe denegrir. Chacha que já foi julgado em dois tribunais, primeiro pelo Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, e condenado a três anos, e recorreu para o Tribunal Superior de Recurso de Maputo, onde lhe foi agravada a pena para oito anos de prisão, tem ainda espaço de manobra de acusar outros pela sua prática de roubo – outros que eventualmente são uma reserva moral.
Sem me esquecer daquele polícia filmado, mas mesmo assim, as acusações são falsas.
A nossa fasquia moral está baixíssima, compatriotas.

quarta-feira, janeiro 18, 2017

Chacha recorre ao Supremo e processo ainda não está fechado

O vereador dos Transportes no Município da Matola, André Chacha, reagiu, ontem, à exigência do MDM, segundo a qual este devia ser demitido do cargo que ocupa, devido à condenação de oito anos de prisão, pelo Tribunal Superior de Recurso de Maputo.
Através do seu advogado, Chacha disse que o argumento do MDM não tem cabimento, porque recorreu ao Tribunal Supremo e este ainda não se pronunciou. “O acórdão do Tribunal de Recurso obrigou-nos a recorrer ao Tribunal Supremo. Agora vamos ficar à espera da decisão do Supremo. Enquanto essa condenação não transitar em julgado, enquanto não for executada a sentença, o visado é inocente”, explicou o advogado de Chacha, Damião Cumbane, realçando que “não são poucas vezes em que decisões de primeira ou segunda instância são anuladas por tribunais de outros níveis”.

sexta-feira, abril 08, 2016

Auto-responsabilização: João Soares demite-se do posto de Ministro da Cultura de Portugal e escreve no seu mural do facebook:

Torno público que apresentei esta manhã ao Senhor Primeiro Ministro, António Costa, a minha demissão do XXI Governo Constitucional. Faço-o por razões que têm a ver com a minha profunda solidariedade com o Governo e o Primeiro-Ministro, e o seu projeto político de esquerda. Sublinho o privilégio que representou para mim ter integrado este Governo. E ter trabalhado com o PM, a quem agradeço a confiança.
Demito-me também por razões que têm a ver com o meu respeito pelos valores da liberdade. Não aceito prescindir do direito à expressão da opinião e palavra.
João Barroso Soares

8 de Abril de 2016

In mural de João Soares (08.04.2016)

ReflexãoE para recordarmos, em 2009, o então governador da província de Tete, Ildefonso Muananthata, ameaçou de morte o jornalista Bernardo Carlos.

terça-feira, dezembro 29, 2015

MINISTRO AUSTRALIANO DEMITE-SE APÓS INCIDENTE COM MULHER NUM BAR

O Ministro australiano, Jamie Briggs, demitiu-se esta terça-feira após admitir um "erro de julgamento profissional" quando esteve num bar de Hong Kong com uma funcionária pública.
Jamie Briggs deixou o posto de Ministro para o urbanismo após a mulher levantar dúvidas acerca do seu comportamento durante uma saída nocturna.
Briggs não explicou o que aconteceu em concreto no bar, muito frequentado, após um jantar com o seu chefe de gabinete, dizendo apenas que nada de ilegal foi alegado ou tinha ocorrido.
"Nunca foi minha intenção actuar inapropriadamente. Foi um erro de julgamento profissional", disse.
Segundo o portal Adelaide Advertiser, Briggs terá dito à mulher que esta tinha "olhos penetrantes", pôs o braço em torno dela e, mais tarde, beijou-a no rosto, quando se despediram.
Briggs disse que se tratou de um convívio "informal" mas admitiu que o seu comportamento não correspondeu aos elevados padrões exigidos a um Ministro.
O Primeiro-Ministro Malcolm Turnbull revelou também que outro Ministro, Mal Brough, vai deixar o cargo devido a uma investigação policial.
Brough apresentou a demissão devido à investigação ao seu papel na queda do antigo presidente do Parlamento, em relação à qual nega qualquer irregularidade. (RM-Noticiasaominuto)

Fonte: Rádio Moçambique – 29.12.2015

quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Ministra da Justiça nomeia dirigentes com antecedentes criminais

A ministra da Justiça, Benvinda Levi, conferiu posse para cargos de chefia, na última segunda-feira, a 24 funcionários do sector penitenciário, alguns dos quais com um passado duvidoso, por envolvimento em trapaças que vão desde desvio de fundos até à falsificação de assinaturas. Uma verdadeira clique com antecedentes criminais e com processos em tribunais. 

Professor Luís Abel dos Santos Cezerilo: Ler mais

quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Excelentíssimo senhor provedor de bens e serviços - sabias que:

Por Marques Malua

1. Quando, através de esquemas de corrupção, ganhas um concurso de empreitada de obras públicas e dás 30% do orçamento dessa obra aos funcionários e agentes do Estado que lhe facilitaram a adjudicação, 20% ao fiscal, metes 30% na tua conta bancária pessoal e usas apenas 20% para construir uma infra-estrutura pública mal feita, estás “a tramar” a ti mesmo porque:
a) Se for para construíres uma escola sem qualidade nenhuma, ela corre o risco de ruir por cima do seu filho ou parente. E caindo, algum primo ou familiar teu não terá escola para estudar. Fica sabendo que por mais rico que sejas, não vais educar todos os teus filhos e parentes dentro do seu quintal luxuoso.
b) Se for para construíres um hospital ou posto médico rafeiro, ele pode desabar sobre alguém da sua família directa ou indirecta ou pode priva-los de serviços de saúde. Sem hospital, algum membro da sua família um dia precisará de assistência médica nessa zona e não encontrará. Por mais que sejas rico à custa da corrupção, nunca serás capaz de tratar toda a tua família no estrangeiro.
c) Se “despachares” uma ponte, estás a construir uma armadilha para ti mesmo porque com esses four by fours que comprares com os 30%, mais tarde ou mais cedo, vais cair e acabares esmagado debaixo dessa ponte que tiveres despachado com os 20%. Por mais que sejas folgado, não será possível construíres estradas e pontes exclusivos só para ti.
d) Etc. e por ai em diante.

sábado, outubro 08, 2011

Bombas que viram bares e discotecas!

Nota: Coisas que não estranhamos é um novo tema do Jornal Notícias que por sua pertinência passarei a republicar os seus artigos neste espaco com o objectivo de criar e estimular debate sobre a moral e ética.
COISAS QUE NÃO ESTRANHAMOS - Bombas que viram bares e discotecas!
ACONTECE em muitas bombas de abastecimento de combustível da cidade do Maputo, que para além deste serviço possuem lojas de conveniência.
Geralmente, aos fins-de-semana e com a possibilidade de acontecer durante os dias úteis à noite e até madrugada fora, algumas bombas de combustível transformam-se em bares, discotecas, palcos de espectáculos baratos, numa atitude a todos os níveis condenável. Os actores principais são, maioritariamente, jovens que saem de casa, sob pretexto de lazer.

segunda-feira, junho 06, 2011

O ESCORPIÃO

UM GRANDE EXEMPLO A SEGUIR….
Amigos para refletir
Um mestre do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando. O mestre tentou tirá-lo novamente e outra vez o animal o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:
- Desculpe-me mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo? O mestre respondeu:
- A natureza do escorpião é picar, e isto não vai mudar a minha, que é ajudar.

Então, com a ajuda de uma folha, o mestre tirou o escorpião da água e salvou sua vida, e continuou:

- Não mude sua natureza se alguém lhe faz algum mal; apenas tome precauções. Alguns perseguem a felicidade, outros a criam. Quando a vida lhe apresentar mil razões para chorar, mostre- lhe que tem mil e uma razões para sorrir. Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você... E o que os outros pensam… é problema deles.

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Amar uma pátria de ladrões é difícil


Editorial do Canal de Moçambique

Maputo (Canalmoz) - Rouba-se nos comboios, rouba-se nas estradas, rouba-se nas casas, rouba-se nos escritórios, rouba-se no Aparelho de Estado, nas empresas públicas e privadas, os policias roubam, os enfermeiros roubam, os professores roubam, os trabalhadores domésticos roubam, os funcionários aeronáuticos roubam, os alfandegários roubam, roubam-se as mulheres dos outros, roubam-se os homens das outras, rouba-se nas ONG’s nacionais e internacionais, rouba-se nas organizações da sociedade civil, rouba-se nos preços dos produtos, rouba-se em todo o lado. Uma pouca vergonha! Mas será que somos um país de ladrões? Será que todos nós somos ladrões? Será que ser moçambicano agora é sinónimo de ladrão?
São tantos, tantos, tantos mesmos os casos de roubos que já começamos a pensar que esta nossa chamada “Pátria Amada” está a ficar rapidamente uma “Pátria Tramada”.
Será que ainda se pode amar uma pátria de ladrões?
Esta gente toda que hoje vive da rapina, com quem aprendeu, esta pouca vergonha?
Alguém pode ter orgulho de chamar “Pátria Amada” a uma “Pátria de Ladrões”?
Será que com este vírus as nossas crianças alguma vez irão sentir orgulho desta sua Pátria.
Seguramente não somos o único País do Mundo onde se rouba, mas nós aqui nunca vimos roubar-se assim. É sempre demais, mas agora está mais do que demais.
Quem começou com a impunidade? Quem destruiu e politizou as instituições que deviam combater o roubo?
Quem criou a cultura do enriquecimento rápido?
Quem fechou os olhos ao enriquecimento ilícito? Até agora alguém se lembrou de fazer uma Lei contra o Enriquecimento Ilícito? Não é preciso? Porquê? Quem beneficia com isto tudo, será o pobre camponês de Inharrime, o pobre camponês de Nicoadala, ou será aquele que diz: a”A Frelimo é que fez, a Frelimo é que faz”?
Quem fechou os olhos aos roubos ao Banco Comercial de Moçambique, ao Banco Popular de Desenvolvimento, ao Banco Austral? Quem beneficiou do dinheiro desviado?
Quem trouxe os maus exemplos?
Foi Samora? – “Nãããooooo”…
Foi Chissano? (silêncio)
O que é que Guebuza está a fazer?
E Dhlakama, já terá pensado em fazer uma grande manifestação contra isto tudo? Será que o chamado líder da “oposição” só vê roubos de votos? Não vê toda a roubalheira que vai por aí entre duas eleições? Não vê que roubar votos é um mal menor quando por todos os lados reina a impunidade contra os ladrões?
E o MDM, está calado? Não tem nada a dizer sobre esta roubalheira toda? Ainda não tomaram posse os senhores deputados? Será por isso que estão calados? Ou será que estão já a preparar-se para seguirem na pegada de Dhlakama e o seu jeito nato para ser opositor silencioso que só aparece durante as campanhas eleitorais? Ou será que o MDM vai apostar antes na estratégia da dita “oposição construtiva” do senhor Yacub Sibinde para que os ladrões continuem bem acomodados e impunes?
O MDM está ainda calado para dar a última “chance” de “festas felizes” aos ladrões?
Em fora privados temos ouvido, de futuros deputados do movimento surpreendente e saudavelmente crescente, liderado por Daviz Simango, algumas ideias geniais para que os “figurões” dos roubos de “colarinho branco” sejam devidamente desmascarados, por forma a que o que se tornou quase cultura, desapareça dos nossos hábitos e Moçambique volte a ser um País tido como terra de gente séria e capaz, e de novo aglutine o nosso orgulho de termos uma pátria que realmente se possa amar. Veremos se o silêncio continua.
Os “Samorianos”, de que lado estão neste combate? Estão calados? Agora estão ricos? Ainda bem que estão ricos, mas não terá chegado a hora de começarem agora, pelo menos agora, a lutarem de novo pela moralização de costumes? O que querem deixar como legado às futuras gerações: os melhores métodos de roubar, ou valores morais de integridade, honestidade e trabalho árduo?
Onde anda Jorge Rebelo, o tal “poeta” que um dia escreveu que “não basta que seja pura e justa a nossa causa, é preciso que a pureza e a justeza existam dentro de nós”? A altura do prédio da Domus, o famoso “33 andares”, não é suficiente para ver a roubalheira à nossa volta? Era este o Homem Novo com que sonhou? É este Homem Novo que nos deixa como legado?
Aih!..Aih!... se nós soubéssemos que vocês eram assim!?... Teríamos tido, na mesma, Pátria, mas não uma Pátria de gatunos como esta por quem “os sinos dobram”.
E a “Mamã Graça”? Que Educação criou para hoje estarmos nesta desgraça? Onde foram os ensinamentos de Samora? Será que não tem gravado os seus discursos contra o roubo e acumulação rápida? E estes discursos já não servem para os “camaradas”? De que lado a Mamã quer estar?
O País está mesmo mal! Com esta gente, seguramente, não vamos longe! Só estatisticamente nos vamos salvando!...É pena! Tristeza!
Amar uma pátria de ladrões é muito difícil. Impossível.
Não se pode amar um País em que a miséria é agravada, por tantos gatunos.
Neste mar de gatunagem não há luta, contra a pobreza absoluta, que resista. “Pela boca morre o peixe!”.

Fonte: (Canal de Moçambique) in CanalMoz (2009-12-17)

Reflectindo: 1) este artigo do Canal de Moçambique pode parecer muito forte, mas é para mim um grande apelo à reflexão sobre o que está a passar à nossa volta e o que nós mesmos fazemos, qual é o nosso nível de ética e moral. Quantos são condenados abertamente por algumas pessoas por não roubarem ou terem roubado nos seus locais de trabalho? 2) Como sempre, tenho voltado ao artigo de Domingos Simbine (confira aqui) para reflectir sobre algumas questões relativas à honestidade entre nós moçambicanos. Eu amo a minha pátria porque não é ela que rouba, mas ela que é roubada. A minha pátria é que é vítima dos gatunos. 3) Irrita-me a postura de alguns declarantes do caso ADM e pois parecem pessoas sem nenhum sentimento de deslealdade ao Estado, ao Bem Comum, à Pátria. Irritam-me os que DE FORA procuram encobrir a gatunagem na nossa pátria. Será que estão se ver como próximos a serem denunciados? 4) Encorajam-me todos os demonstram o seu ódio à corrupção, à gatunagem, à falta de honestidade. É com estes compatriotas, onde está a ESPERANÇA da minha pátria.  5) Quanto ao nível ético e moral não será que Samora Machel nos levava à alta fasquia comparável a de países como Japão e Coreia do Sul onde os corruptos se suicidam quando denunciados?