quarta-feira, janeiro 24, 2018

Nampula: Desorganização, atrasos e baixa participação

Muitas assembleias de voto demoraram a abrir esta quarta-feira na cidade de Nampula. Até 08h30 em muitas mesas de voto da área urbana da cidade ainda não se estava a votar. A principal razão é a demora da chegada do material nos postos de votação, mas houve também casos de troca de cadernos entre mesas de voto.
O atraso gerou confusão e criou algumas enchentes em certas mesas em que até 08h30 a votação ainda não havia iniciado.
Nas mesas onde a votação iniciou dentro da hora sete ou até 08h00, era visível a falta de eleitores. Ou seja, os pouco eleitores existente votavam e iam-se em embora, deixando a mesa sem ninguém. É o caso da mesa 03000105, no Instituto Industrial e Comercial de Nampula. Até 09h32 minutos não havia nenhum eleitor na fila, dos 556 inscritos no caderno eleitoral.
Um escrutinador disse que até à essa hora haviam votado cerca de 10 pessoas.
Na EP2 da Cerâmica, com 13 mesas, em 5 mesas ninguém estava na fila para votar, por volta de 08h20 minutos (ver a foto).
Na EP2 de Mutauanha até 08h30 minutos ainda não havia iniciado a votação na maioria das Assembleias, criando enchentes e impaciência aos eleitores.
As 07h30, na EPC do Parque dos Continuadores o material de votação ainda estava a chegar, havendo eleitores que estavam no local à espera havia mais de uma hora.
Outro problema está relacionado com os eleitores que perderam cartão de eleitor. Usam Bilhete de Identidade ou carta de condução para votar, mas devem andar de mesa a mesa a procura de nome nos cadernos eleitorais. Para casos de assembleias com mais de 10 mesas (e igual número de cadernos) a procura pelo nome pode levar mais de duas horas e as pessoas acabam desistindo.
Há um grande número de pessoas que perderam o cartão de eleitor, cujo recenseamento foi realizado em 2014 e não foi actualizado pera esta eleição. Na última eleição autárquica em Nampula a participação foi de 26% dos eleitores inscritos.


Fonte: Boletim sobre o processo político em Moçambique Número 8 - 24 de Janeiro de 2018

Sem comentários: